Dadaismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Histórico do Dadaismo
        O Dadaísmo foi um movimento formado em 1915 na cidade de Zurique, por jovens franceses e alemães. O nome é originado da palavra "dada", cavalo infantil (em Francês) ou o som balbuciado pelas crianças pequenas, sendo atribuído por alguns artistas como Hugo Ball e por Tzara Tristan que se reuniam em Zurique, Suíça, em 1916, no chamado Cabaré Voltaire.

 O movimentodadaísta era menos um estilo do que uma atitude, um expressão de revolta contra todas as instituições e convenções vigentes, uma posição niilista.  Para os dadaístas, a pintura deveria ser a expressão da inocência infantil, da simples decorrência do mundo psicomotor do nosso interior.

 Trata-se de um movimento radical de contestação de valores que utilizou variados canais de expressão:revistas, manifestos, exposições, entre outros. As manifestações dos grupos dada são intencionalmente desordenadas e pautadas pelo desejo do choque e do escândalo, procedimentos típicos das vanguardas de um modo geral.

 O dadaísmo forneceu grande inspiração para movimentos posteriores, como o Surrealismo, derivado dele, a Arte Conceitual, o Expressionismo Abstrato e a Pop Art americana. 

  Em 1922realizou-se a última grande manifestação em Paris. O movimento durou sete anos e seu declínio é reflexo da recuperação dos países vítimas do conflito e das divergências doutrinárias entre alemães chefiados por Tzara e franceses chefiados por Breton, porém o sinal de alerta do espírito contra a decadência de valores; sua ruptura com a lógica e o raciocínio convencional foi à base de novas formas deenriquecimento do imaginário como o Surrealismo em 1924.
Expressões do Dadaísmo

PINTURA NO DADAÍSMO

O dadaísta apresentava uma forma de pintura que despertou grandes mistérios na história da arte do século XX. Direcionados por uma anarquia instintiva e um forte nihilismo, não hesitaram em anular as formas, técnicas e temas da pintura, tal como tinham sido entendidos até aquele momento.Suas artes representavam uma característica mais poética do que mecânica, cuja função era totalmente desconhecida.
Para intricar ainda mais sua análise, os títulos escolhidos não obtinham qualquer relação com o objeto central do quadro. Através dessas contradições, os pintores expressavam sua repulsa em relação à sociedade, que com a mecanização estava causando a destruição do mundo.
 
ESCULTURANO DADAÍSMO 

A escultura dadaísta nasceu sob a influência de um forte espírito iconoclasta. Uma vez suprimidos todos os valores estéticos adquiridos e conservados até o momento pelas academias, os dadaístas se dedicaram por completo à experimentação, improvisação e desordem.
Um marco dos escândalos na cultura dadaísta foi o urinol que o artista francês ousou a apresentar no Salão dosIndependentes, concorrendo com as obras de outros escultores. Seu objetivo foi demonstrar até que ponto o método particular do artista podia transformar qualquer objeto em obra de arte.
Como também na pintura, os antimecanismos como máquinas construídas com os elementos mais extravagante eram expostos com o objetivo de  desconcertar e provocar o público. Os críticos não foram muito tolerantes com essasobras, que não conseguiam compreender nem classificar.

FOTOGRAFIA E CINEMA DADAÍSTA

Os dadaístas foram os primogenitos a reunir o cinema e a fotografia à sua expressão plástica. Executaram isso de uma maneira totalmente experimental e guiado por uma espontaneidade inata, que resultou em um cinema completamente abstrato e absurdo. Podemos citar como exemplos o diretor Hans Richter e a fotografiaexperimental de Man Ray e seus seguidores ao inventar a técnica do raiograma, que consistia em tirar a fotografia sem a câmara fotográfica, ou seja, colocando o objeto perto de um filme altamente sensível e diante de uma fonte de luz. Apesar de seu caráter totalmente experimental, as obras assim concebidas conseguiram manter-se no topo da modernidade período suficiente para passar a fazer parte...
tracking img