Dadaismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Poder da Imagem
Um olhar sobre a percepção e produção
Imagística humana e suas possibilidades

Comunicacionais


Aline de Menezes


“Certo dia, um imperador
chinês pediu ao principal pintor
da corte para apagar a
cascata que tinha
pintado afresco na parede
do palácio porque
o ruído da água impedia-o de
dormir”
(Debray, 1993, p13)
O aforismo é encantador e inquietante,pois o homem Moderno deixou-se dominar por uma racionalidade cega aos mecanismos subjetivos e “optou” por acreditar no silêncio dos afrescos. É uma lógica que zomba do homem, mas que lhe desperta uma suspeita: que essa história, que faz parte dele está mais esquecida do que perdida, visto que sua retomada está aflorando.
Com uma herança Iluminista, tem-se uma escola que alfabetiza nas letras,estimula a leitura dos clássicos, periódicos e o estudo de outras línguas. Conquistou-se uma sociedade injusta e pobre em sua expressividade. A imagem tem livre acesso entre os povos, sua leitura é dinâmica e imediata, e, por ser simbólica por excelência, fala melhor que a palavra que tendo um vocabulário extenso necessita de amplas tramas para descrever uma situação.


O homem perdeu partede sua integralidade perceptiva. Esta, só poderá constituir-se a partir da retomada e reformulação de conceitos esquecidos.
Faz-se necessário reconhecer esta integralidade do ser através de suas imagens formuladas pelo imaginário.
AUMONT(1995) propõe, que o homem, observador nato, em praticamente todos os tempos serviu-se de imagens para satisfazer necessidades individuais e coletivas, procurouexplorar os mecanismos que as envolvem, e durante a história fez dela sua cúmplice.


A história da arte apresenta, no Paleolítico, nas cavernas de Altamira e Lascaus, formas impressionantes do poder exercido pela imagem desde os primórdios dos tempos. Estas serviam de rito mágico destinado, talvez, a assegurar o êxito na caça. Pinturas que apresentam um homem observador e dominador que,ao representar bisontes e outros animais, pretendia, lembra JANSON(1992), tê-los à sua mercê, e ao matá-los na imagem acreditava Ter matado o sopro vital dos animais em si. Através destas práticas este homem fortalecia-se, obtinha coragem e confiança para dominar com armas primitivas seu ambiente hostil.
Estes poderes do primitivo não desapareceram e apresentam-se numa base emocional recheada decrendices. Encontram-se nas carteiras fotografias de pessoas que são queridas, para sentir sua presença, e, em momentos de ódio e repulsa, rasgam-se seus retratos para exprimir sentimentos. Dentro de uma igreja, inúmeros incrédulos inclinam a cabeça diante do crucifixo, comem peixe na Sexta-feira Santa e acendem velas em momentos de escuridão individual.


A criação de imagens nasdiversas épocas foi sofrendo transformações no modo representativo, acompanhando as mudanças no comportamento humano, na trajetória e no desenvolvimento tecnológico.
Busca-se compreender o porquê das imagens fascinarem o homem e como exercem seu poder, sua magia. DEBRAY(1993) afirma que as imagens fazem parte do ser humano que ainda tem poderes primitivos e utiliza a magia na sua criação. A imagem ésimbólica por excelência.


Em grego, o antônimo exato do símbolo é o diabo: aquele que separa. Dia-bólico é tudo o que divide, sim-bólico tudo o que aproxima. Através da proximidade proporcionada pelo simbólico, o homem, diz HUYGHIE( 1986), sente que domina e detém o que o cerca.


A imagem atinge de forma mais direta os sentidos humanos. Compreendem-se as imagens mais rapidamenteque os conceitos. Explica DEBRAY(1993), que uma palavra pode Ter vários sentidos, mas suas ambivalências são identificáveis num dicionário, descartadas todas as hipóteses podem-se, talvez, chegar ao fim do mistério. Uma imagem é para sempre enigmática. As soluções são inesgotáveis e nenhuma delas é definitiva. Não é possível pretender que um texto reflita tudo o que se imagina-com uma imagem...
tracking img