Dadaísmo

Páginas: 6 (1431 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2011
Época da 1ª Guerra Mundial
Fundado em Zurique, em 1916 Embora a palavra dada em francês signifique cavalo de brinquedo, sua utilização marca o non-sense ou falta de sentido que pode ter a linguagem (como na língua de um bebê).
Para reforçar esta idéia foi criado o mito de que o nome foi escolhido aleatoriamente, abrindo-se uma página de um dicionário e inserindo-se um estilete sobre a mesma.Isso foi feito para simbolizar o caráter anti-racional do movimento, claramente contrário à Primeira Guerra Mundial

Principais artistas
Receita para fazer um poema Dadá segundo Tristan Tizara,

em seu último manifesto
Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema. Recorte o artigo. Recorte em seguida com atenção algumas palavras queformam esse artigo e meta-as num saco. Agite suavemente. Tire em seguida cada pedaço um após o outro. Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco. O poema se parecerá com você. E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público.

Tristan Tzara, um dos criadores do Dadaísmo

Algo a mais sobre o Dadaísmo
EmZurique surgem duas das mais importantes inovações dadaístas:
O poema simultâneo : consiste na recitação simultânea do mesmo poema em várias línguas O poema fonético : desenvolvido por Ball, é composto unicamente por sons, com predominância de sons vocálicos. Ball considera ser esta uma época onde : « Um universo desmorona-se. Uma cultura milenar desmorona-se.» («A Arte dos Nossos Dias», inDada-Antologia Bilingue de Textos e Poemas, 1983)

Algo a mais sobre o Dadaísmo
Os fundadores do movimento Dada recusam o termo Dadaísmo pelo fato do ismo apontar para um movimento organizado, que não é o seu.

Dada reivindica liberdade total e individual, é anti-regras e idéias, não reconhecendo a validade, nem do subjetivismo, nem da própria linguagem. As posições paradoxais e contraditórias sãooutra das características deste movimento que reclama não ter história, tradição ou método. A sua única lei é uma espécie de anarquia sentimental e intelectual que pretende atingir os dogmas da razão.

Principais artistas
Marcel Duchamp (1887-1968), pintor e escultor francês, sua arte abriu caminho para movimentos como a pop art e a op art das décadas de 1950 e 1960. Reinterpretou o cubismo asua maneira, interessando-se pelo movimento das formas. Adotou idéias radicais como os seus peculiares ready-mades e as intervenções. Os ready-mades são objetos banais do quotidiano que Duchamp escolhia aleatoriamente e os elevava ao estatuto de obra de arte, assinando-os, intitulando-os e colocando-os num pedestal. Assim ele tinha como objetivo demonstrar o desprezo que possuía pela arte e valorestradicionais.

Principais Obras
Obra: “A fonte” Marcel Duchamp (um urinol assinado com o nome “R. Mutt”).

Principais Obras
Obra: “L.H.O.O.Q.” Marcel Duchamp

L.H.O.O.Q. é o nome de uma das obras do pintor dadaísta Marcel Duchamp. Na pintura realizou uma paródia da Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci com bigode e uma barba. A sigla, lida em francês, parece dizer "Elle a chaud au cul", queem português seria "Ela tem fogo no rabo".

Principais Obras
Obra: “A Noiva” Marcel Duchamp Museu de Arte Moderna de Filadélfia

Principais Obras
Obra: “Nu Descendo a Escada” Marcel Duchamp Museu de Arte Moderna de Filadélfia

Principais Obras
Obra: “Moedor de Chocolate nº2” Marcel Duchamp Museu de Arte Moderna de Filadélfia

Principais Obras
Obra: “Um Rumor Secreto” Marcel Duchamp Principais Obras
Obra: “Porta-garrafas” Marcel Duchamp Galeria Schwarz, Milão

Principais artistas
François Picabia (1879-1953), pintor e escritor francês. Envolveu-se sucessivamente com os principais movimentos estéticos do início do século XX, como cubismo, surrealismo e dadaísmo. Colaborou com Tristan Tzara na revista Dada.

Principais Obras
Obra: “Uma Mulher Feliz” François...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dadaísmo
  • dadaismo
  • Dadaismo
  • Dadaísmo
  • Dadaísmo
  • DADAISMO
  • dadaismo
  • dadaísmo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!