Dadaísmo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO OBJETIVO

DADAÍSMO

PELOTAS
2008

ÍNDICE

Introdução 03
Desenvolvimento 04
Imagens 06
Conclusão 09
Bibliografia 10













INTRODUÇÃO

Omovimento teve inicio durante a Primeira Guerra Mundial, era um protesto à carnificina imperialista da guerra. O Dadaísmo foi fundado por intelectuais, pintores e poetas de diversas nacionalidades. Osrepresentantes mais destacados viviam nos Estados Unidos e Europa.














DESENVOLVIMENTO

O Dadaísmo se caracterizou pela oposição a qualquer tipo deequilíbrio, pela combinação de pessimismo irônico e ingenuidade radical, pelo ceticismo absoluto e improvisação. Enfatizou o ilógico e o absurdo. Entretanto, apesar da aparente falta de sentido, o movimentoprotestava contra a loucura da guerra. Assim, sua principal estratégia era mesmo denunciar e escandalizar.
Os dadaístas queriam subverter a ordem vigente através da arte, assumiam claramente umaoposição à base da cultura e a linguagem, eram antiliterários e antiartísticos propositadamente. O nome dado ao movimento, “Dada”, foi retirada de uma expressão francesa que no balbuciar infantilsignifica “cavalinho de pau”. A princípio, o movimento não envolveu uma estética específica. Sua tendência extravagante e baseada no acaso serviu de base para o surgimento de inúmeros outros movimentosartísticos do século XX, entre eles o Surrealismo, a Arte Conceitual, a Pop Art e o Expressionismo Abstrato.
É niilista (falta de sentimentos baseada na análise racional), experimentalista, espontâneo,trabalham com o acaso, fazem montagens de imagem, junção entre diferentes formas de expressão, incorpora objetos, sons e imagens do cotidiano nas suas obras. Abrange as áreas das artes plásticas,fotografia, música, teatro, etc.





















1ª Imagem



Marcel Duchamp, Ready-made


2ª Imagem






Kleine Dada Soirée,...
tracking img