Dadaísmo e surrealismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Dadaísmo e Surrealismo

Dadaísmo
O Dadaísmo enfatiza o ilógico e o absurdo. Embora a palavra dada em francês signifique cavalo de brinquedo, sua utilização marca o non-sense ou falta de sentidoque pode ter a linguagem (como na língua de um bebê). Para reforçar esta idéia foi criado o mito de que o nome foi escolhido aleatoriamente, abrindo-se uma página de um dicionário e inserindo-se umestilete sobre a mesma. Isso foi feito para simbolizar o caráter anti-racional do movimento, claramente contrário à Primeira Guerra Mundial (Foi criado o movimento em 1916, por um grupo de escritores).Entretanto, apesar da aparente falta de sentido, o movimento protestava contra a loucura da guerra. Assim, sua principal estratégia era mesmo denunciar e escandalizar.
A princípio, o movimento nãoenvolveu uma estética específica, mas talvez as formas principais da expressão dadá tenham sido o poema aleatório e o ready made. Sua tendência extravagante e baseada no acaso serviu de base para osurgimento de inúmeros outros movimentos artísticos do século XX, entre eles o Surrealismo, a Arte Conceitual, a Pop Art e o Expressionismo Abstrato.

Surrealismo
O surrealismo surge no princípio dosanos vinte de um grupo de poetas liderados por André Breton, procedentes do dadaísmo.
Em 1924, André Breton, ao publicar seu primeiro manifesto do surrealismo, propôs aos artistas e escritores para queexpressassem o pensamento de maneira livre, espontânea e irracional, externando os impulsos da vida interior, sem exercer sobre ele qualquer controle, inclusive de ordem estética ou moral.
SegundoAndré Breton, “Surrealismo é o automatismo psíquico puro pelo qual se propõe expressar, verbalmente, por escrito, ou de qualquer outra maneira, o funcionamento real do pensamento. O pensamento é ditadocom ausência de qualquer outro exercício da razão, a margem de toda preocupação com estética ou moral.” Em outras palavras: existe outra realidade, tão real e lógica como a exterior, que é a dos...
tracking img