Da solidariedade passiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FECILCAM-FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE CAMPO MOURÃO
CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO

ACADÊMICA: JANAINA THALITA COLUCI PELISSER

Da solidariedade passiva

Campo Mourão
20/10/10ACADÊMICA: JANAINA THALITA COLUCI PELISSER

Da solidariedade passiva

Trabalho apresentado como requisito para avaliação parcial do 3° Bimestre da disciplina de Direito sobre orientações de Dirceu Albertoda Silva.

Campo Mourão
20/10/10
INTRODUÇÃO
A solidariedade passiva decorre de lei, ou pelo consenso entre as partes como se encontra no Novo Código Civil Brasileiro (NCCB) através dos artigos275 a 285, onde não se presume; resulta de lei ou da vontade das partes (CC, art. 265).
O objetivo deste trabalho é evidenciar suas principais características, causas e efeitos, esclarecendo a suafunção devido à grande importância com que esta se faz presente em nossas experiências no dia a dia.

Da solidariedade passiva
Art. 275. O credor tem direito a exigir e receber de um ou de alguns dosdevedores, parcial ou totalmente, a dívida comum; se o pagamento tiver sido parcial, todos os demais devedores continuam obrigados solidariamente pelo resto.
Parágrafo único. Não importará renúncia dasolidariedade à propositura de ação pelo credor contra um ou alguns dos devedores.
A característica da solidariedade passiva é a possibilidade jurídica de se cobrar de todos ou de qualquer um,podendo dirigir sua ação contra mais de um sujeito, com isso não sendo prejudicado pela insolência parcial ou total de qualquer dos co-obrigados. E no rico da insolvência, ou seja, se um ou mais devedor nãoobtiver recursos para saldar a divida, os devedores continuarão obrigados a quitar apesar da impossibilidade de um de pagar. Sendo assim sua principal função é consentir ao credor maior segurançaquanto ao cumprimento da obrigação.
Para ser solidária, não há necessidade de que a obrigação baseie-se numa mesma causa. Dá-se igualmente a solidariedade quando o sujeito apresente-se responsável...
tracking img