Da revolução industrial inglesa ao imperialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução.

Esse fichamento tem como objetivo analisar o que é etnocentrismo segundo o autor Everaldo P. Guimarães Rocha. Levando em consideração o conceito de Etnocentrismo, sua forma de analisaroutras culturas, e as outras correntes, que se opunham a suas teses.

O que é etnocentrismo.

Através da leitura de Evandro Rocha, Etnocentrismo são atitudes que através delas, umindivíduos ou uma sociedade, julga outros indivíduos ou grupos, visando seus próprios valores. Como se um grupo fosse melhor que o outro, e que o grupo melhor fosse o centro de tudo, e que os outros gruposinferiores, devem pensar e sentir através da nossa definição do que é existência. O grupo de referencia faz uma visão única e possível, a melhor e a mais certa. E o outro grupo fica como inferior,exótico, bárbaro. Isso cria um reforço de identidade da sociedade que se denomina melhor que as outras.
Na narrativa do livro, Everaldo dá exemplos de Etnocentrismo no mundo. Como dos Portugueses tentandocolonizar os índios. Os Portugueses subordinaram a cultura indígena, e taxaram a sua figura como de selvagens, que deveriam ser civilizados, isso acarretou em um choque cultural muito grande, quedestruiu a maior parte da manifestação cultural indígena. E a figura do índio como selvagem e inferior, ainda passa pela mentalidade dos brasileiros.
A relativização cultural é uma das correntes, quemelhor se opõe ao Etnocentrismo. Pois sua corrente de pensamento propõe que uma cultura deve ser observada e avaliada, através de seus próprios valores, levando em conta o seu desenvolvimentohistórico e cultural. E que toda forma de manifestação cultural não é superior as outras, e sim uma relação capaz de ter um fim, ou uma transformação.
Em sua obra, Evandro tinha como fio condutor danarrativa, mostrar como o etnocentrismo pouco a pouco, foi sendo superado dentro da Antropologia, que segue o caminho da relativização, que não tem a pretensão de analisar a cultura do outro,...
tracking img