Da- remuneração e beneficio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA

Unidade Campo Limpo - SP

MBA Gestão de Pessoas

Dimensão Humana na Governança Corporativa
Yaeko Ozaki

Desafio de Aprendizagem: Projeto para a formação de um comitê de Recursos Humanos.

Mariane Pinheiro Ferreira
RA: 2213353860

Índice

Introdução 4

Comitê de Recursos Humanos 5

1.0- Objetivo 5
2.0– Estrutura 6
3.0 - Responsabilidades do Comitê 84.0- Conduta Ética 9

Conclusão 10

Bibliografia 11

Resumo

O conselho administrativo, é responsável pela definição das estratégias adotadas pelas organizações, com intuito de aprimorar seus conhecimentos, os conselhos determinam comitês para estudos e analise de áreas especificas. Neste trabalho iremos apresentar um projeto para a implantação de um comitê de Recursos humanos noGrupo Uncas, onde este possui a finalidade assessorar e propor soluções para aumentar a eficácias das decisões do conselho.

Introdução

Para atender a necessidade e visando se tornarem cada vez maIs atraente ao mercado atual, as empresas estão modernizando sua gestão e se adaptando a Governança Corporativa.
“A abertura e conseqüente modificação na estrutura societária das empresastambém ocorreu no mercado financeiro. Houve aumento de investimentos de estrangeiros no mercado de capitais, o que reforçou a necessidade das empresas se adaptarem às exigências e padrões internacionais. Em resumo, as práticas de Governança Corporativa tornaram-se prioridade e fonte de pressão por parte dos investidores.” ( IBCG-2011)
A empresa escolhida para este estudo é a Uncas Serviços deTerceirização de Mão de Obra Ltda., sendo conhecida no mercado como “Grupo Uncas” .Atua no mercado de outsourcing (terceirização) de mão de obra dos setores de portaria, segurança, recepção, limpeza, manutenção de áreas verdes e jardinagem e também na área de consultoria e administração de serviços engenharia e construção civil.
Com atuação crescente no mercado, devido ao setor deoutsourcing hoje ter assumido a condição de ferramenta estratégica nas organizações, dentro da proposta recebida para este desafio, com base no conhecimento interno e necessidades e condições de implantação apresentada pela empresa, este trabalho irá apresentar um projeto de implantação de um comitê de recursos humanos.

Comitê de Recursos Humanos

O comitê de Recursos Humanos, vem com aproposta de alinhar a direção de seus colaboradores com os interesses “pontuais” da organização, ou seja, de obter lucro. “O RH tem papel estratégico na obtenção do resultado e qualidade da gestão de pessoa e pode sim, valorizar ou desvalorizar uma ação na bolsa .” (Melhor Gestão de Pessoas,18/04/2007).

1.0- Objetivo

Este comitê, tem o papel de fazer o canal entre conselho e gestores demaneira eficaz para que seja obtido os resultados almejados, influenciando a gestão de pessoas, porém sempre preservando a missão, valores e éticas da organização.
“No discurso de RH, a preocupação com o bem-estar dos funcionários existe historicamente. Novas são as questões voltadas à responsabilidade social mais ampla, mas é preciso também compreender as expectativas do acionista. Empresasnão são entidades filantrópicas nem ONGs, são organizações lucrativas, que têm de manter o alto grau de capitalização e produtividade. Não estamos falando de um modelo de capitalismo selvagem, mas sabemos que o socialismo, da forma como foi estabelecido, também não trouxe resultados.” (Consultor Renato Bernhoeft, site administradores,24/05/2005 )

O comitê apresentado como projeto ao GrupoUncas, tem como objetivo orientar na criação de estratégia para o gerenciamento dos Recursos Humanos . Deverá analisar a implantação, desenvolvimento e resultados obtidos com os programas do setor na empresa. Em reuniões mensais, serão analisados programas de: treinamento e desenvolvimento de equipes, liderança, atração e retenção de talentos, remunerações e benefícios , avaliação de...
tracking img