Da psicodelia de woodstock aos festivais tecnológicos do século 21

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA
Da psicodelia de Woodstock aos festivais tecnológicos do século 21.

SUB-TEMA
Como o design dos festivais musicais transformou a percepção de uma geração.

JUSTIFICATIVA
A partir da pesquisa realizada foi verificado que o design teve papel fundamental na evolução do conceito de shows musicais ao longo dos tempos, passando de uma simples apresentação para um show com conceitoelaborado, seguindo com shows com diferentes abordagens visuais e chegando, finalmente, ao conceito do show totalmente digital, que é exibido em dispositivos específicos com acesso à internet.

PROBLEMATIZAÇÃO

1) Qual a faixa etária das pessoas que assistem shows (de rock) atualmente?
A faixa é bastante variável. Em geral, pessoas a partir de 16 começam a frequentarfestivais. O limite de idade gira em torno dos 30 anos. Claro que há diversas excessões, como shows específicos para crianças ou bandas muito clássicas/antigas.

2) Qual o comportamento característico do público durante a apresentação musical?
Além do comportamento musical “padrão”, o público costuma usar bastante da tecnologia, ou seja, utilizam dispositivos que possam gravarimagens/áudio, tirar fotos e compartilhá-las em tempo reais nas diversas redes sociais existentes. Lembrando que esse dispositivo usado é, comumente, um smartphone.

3) Quais são os artifícios visuais utilizados pelas bandas atualmente para que mais pessoas sintam-se atraídas por suas apresentações?

Há algum tempo as apresentações musicais passaram de cenários exclusivamente sonoros paraambientes que estimulam as mais diversas sensações. Isso fica mais claro ao observar todo o projeto de design por trás de um show. Os cuidados variam desde a disposição dos elementos no palco até a elaboração de cartazes do show. É importante citar que frequentemente são realizadas apresentações que usam técnicas de projeção e dispositivos que permitem uma interação em um nivel superior dos artistas eplatéia. Lembrando que essas técnicas são usadas por bandas de um cenário diferente do rock, são eles (em geral) pop e música eletrônica.

4) Qual o motivo do surgimento dessa demanda por abordar os shows de uma forma muito mais visual?
A principal razão dessa mudança drástica de abordagem ocorre devido ao advento da internet, ou seja, a aquisição de informação tornou-se muito maisrápida e dinâmica. Isso gera novas características para seus usuários, todas, basicamente, ligadas à capacidade de adquirir novos conteúdos cada vez mais cedo, além de aperfeiçoar sempre as estratégias mais antigas até que se “adequem” à nova realidade. Caso essa expectativa não seja cumprida, há cada vez maiores chances de cair em desuso e ser abandonado pelo público e, posteriormente, seusdivulgadores. Com isso chegamos no conceito de que só a música não basta, tornou-se “necessário” que haja uma apresentação digna (ou superior) ao som produzido por determinado conjunto.

5) Seguindo essa tendência, como podem ser apresentados os shows mais atuais?
O conceito mais atual de abordagem de shows (e festivais) é o online. Consiste-se naquele tipo de apresentações que são realizadase transmitidas simultâneamente para a internet. Com esse tipo de ação, milhões de pessoas são atingidas. Um ótimo (e recente) exemplo é o iTunes Festival que ocorreu no ano de 2012. Para assistir ao festival era necessário, “apenas”, possuir um equipamento da Apple e uma conta na Apple Store, além de um acesso “decente” à internet, já que essa transmissão era realizada a partir de streaming. Apartir disso, era possível realizar o download do aplicativo e assistir aos shows de maneira gratuita.


HIPÓTESE
A linguagem digital aplicada nos festivais musicais segue paralelamente com a evolução do comportamento de interação do público alvo

OBJETIVO ESPECÍFICO


Estudar o projeto de design em shows e festivais.
Abordar questões sensoriais envolvidas durante...
tracking img