Da primeira guerra até a guerra fria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Depois da queda de Napoleão (1815), o processo de reorganização das monarquias européias deu origem à formação da Confederação Alemã. Tal confederação consistia em uma região formada por 38 Estados independentes. Bismarck tomou a missão de promover o processo de unificação alemã. No ano de 1866, Bismarck entrou em conflito com a Áustria e, durante a Guerra das Sete Semanas, conseguiu dar umimportante passo para a unificação, com a criação da Confederação Alemã do Norte. Com a vitória na Guerra Franco-Prussiana, em 1870, a Prússia conseguiu unificar a Alemanha. O processo de unificação da Alemanha, junto com o italiano, simbolizou um período de acirramento das disputas entre as economias européias. A partir do estabelecimento dessas novas potências econômicas, observou-se o surgimento deuma tensão política, gerada pelas disputas imperialistas, responsáveis pela montagem do delicado cenário preparatório da Primeira e da Segunda Guerras Mundiais.
Com a expansão do capitalismo industrial, o neocolonialismo teve início no continente africano, asiático e americano. O capitalismo criou a necessidade de buscar novos mercados de investimentos para o capital gerado na Europa, epossibilitou a transferência dos colonos para resolver a lotação populacional da Europa e a obtenção de mão-de-obra barata. A partilha da áfrica envolveu a França e Reino Unido, Itália, Bélgica, Alemanha, Portugal, Espanha e, em menor intensidade, Estados Unidos. Houve a Conferência de Berlim, entre o Reino Unido, França e Alemanha que não pôde estabelecer definitivamente as reivindicações de cadauma das potências envolvidas. A partilha contribuiu para o acirramento dos conflitos atuais no continente africano. Já a Ásia era muito cobiçada pelos europeus. Ocorreram durante a divisão da Ásia a Revolta dos Cipaios, a Guerra do Ópio e a ocupação da Coréia pelo Japão. A seqüência desses fatores foi a morte do Arquiduque Ferdinando que foi considerado o motivo para o inicio da Primeira GuerraMundial.
A Alemanha, Império Austro-húngaro e Itália, formaram a Tríplice Aliança. Inglaterra, Rússia e França formaram a Tríplice Entente. A Inglaterra estava preocupada com o crescimento econômico da Alemanha e com o desenvolvimento da marinha alemã, que ameaçava sua soberania marítima. As nações européias fortaleceram-se, aumentando seu poderio bélico. Uma verdadeira corrida armamentista foialimentando os países, principalmente Inglaterra e Alemanha que começaram uma corrida naval que se intensificou depois de um revolucionário navio de guerra. Na Guerra de Trincheiras, abriram-se trincheiras em toda a frente ocidental. O armamento e o aparelhamento aéreo despertaram um novo surto industrial acelerado. Novas armas apareceram. Os avanços na tecnologia militar significaram na práticaum poder de fogo defensivo mais poderoso que as capacidades ofensivas, tornando a guerra extremamente mortífera (cerca de 600 mil mortos). O arame farpado era um constante obstáculo para os avanços da infantaria e a artilharia armada com poderosas metralhadoras e logo começaram a usar gás tóxico, mas nenhum dos lados ganhou a guerra pelo uso de tal artifício, mas eles tornaram a vida nastrincheiras ainda mais miserável. Mais tarde, quando houve o triunfo da Revolução Russa onde os bolcheviques estabeleceram-se no poder criando a União Soviética, foi assinado um acordo com a Alemanha para oficializar sua retirada do grande conflito. A guerra termina com a derrota alemã, a saída da Rússia e o armistício que põe fim à guerra é assinado em 11 de Novembro de 1918. Os EUA tiveram uma pequenaparticipação na guerra com seus investimentos.
No período entre-guerras, os EUA ganharam grandes quantias de dinheiro por emprestar tanto para os vencedores quanto para os perdedores. Com o crescimento do capitalismo veio o crescimento desenfreado, e as empresas com a finalidade de gerar mais lucros começaram a demitir pessoas e colocar máquinas sem seus lugares, fazendo assim menos...
tracking img