Da pedagogia do desporto - jorge olimpio bento (1999)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1226 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FCA – Faculdade de Ciências Aplicadas – UNICAMP

Ciências do Esporte

Pedagogia do Esporte: Esporte Coletivo II

Prof. Dr. Alcides Scaglia

Alan Pivetti 094615
Caio S. Bandeira 090606
Victor Bonadio 094541
Vinicius Cauhy 093196

Da Pedagogia do Desporto
Jorge Olimpio Bento (1999)

INTRODUÇÃO

As Ciências do Desporto perfazem uma pluralidade, diversidade e complexidade deperspectivas e olhares de problemáticas e temas, de conceitos e conhecimentos, de sensibilidades e lógicas, de razões e metodologia cientificas. Ou seja, embora todas as disciplinas desta área cientifica se ocupem do mesmo fenômeno, cada umas delas olha para o desporto com os instrumentos, saberes, ideais e intenções que lhe são próprios.
A Pedagogia do Desporto amarra-se ao compromisso deanalisar, interpretar e compreender as diferentes formas desportivas à luz de perspectivas pedagógicas. Obriga-se a refletir sobre o sentido do desporto como prática de formação e educação, de realização da humanidade e da condição humana no homem. Além disso, a Pedagogia ocupa-se dos fenômenos do jogo, do movimento e exercitação, do ensino, da aprendizagem, do treino e da competição, por isso recorre aconhecimentos da Fisiologia e da Psicologia do Desporto, da Aprendizagem Motora, da Teoria e Metodologia do Treino Desportivo, etc. Aborda também, o teor moral da prática desportiva, servindo-se de ideais pedagogicamente construídos. É com esse intuito que visa elaborar orientações que enfatizem o humano, o ético, o moral e o correto do ponto de vista do desporto e do ponto de vista da Pedagogia.OBJETIVO

Ter o desporto como um projeto antropológico e axiológico, valorizando o teor de Humanidade que há no desporto, formando um Homem como ele deve ser, ético, cultural e moral. À luz do lema olímpico “Citius, Altius, Fortius”, o Homem deve procurar sempre o mais, o melhor, em busca de seus sonhos e ideais.

METODOLOGIA

Desnudar o significado do desporto para aquelesque praticam; saber como organizar tal prática para que se realizem os valores humanos pretendidos. Ética de co-responsabilização pela orientação, organização e condução humanista das práticas esportivas; visar um correto equilíbrio entre responsabilidade humana e pretensão científica (BENTO, 1999)
Preocupação de encenar o desporto segundo a idéia do bem que dele deve resultar para aqueles que opraticam.
A pedagogia desportiva visa elaborar orientações que enfatizem o humano, o ético, o moral e o correto do ponto de vista do desporto e do ponto de vista da pedagogia. É também a designação de uma área voltada para reflexões, conhecimentos e prescrições didáticas e metodológicas, referentes à diversidade de praticas desportivas.

RESULTADOS ESPERADOS

A Pedagogia deve ter a obrigaçãode fundar o desporto como oficina de humanidade e de humanização dos humanos, de enraizar a liberdade, aperfeiçoar e aprofundar a cidadania. Deve alimentar, nas comunidades desportivas, a aspiração a padrões elevados de qualidade. Deve oferecer referências para a otimização do desporto como organização, como pólo dinamizador da educação e cultura no meio em que se insere.

Assim como dizManuel Patricio, que a pedagogia não fique pela superfície das coisas sem atingir seu coração, implicando em uma teoria que se educa o Homem no e pelo desporto, ou seja, reforçando a idéia da qualidade e a importância do desporto para a formação ética, digna, moral e humana do Homem.

DISCUSSÃO

No desporto há um sujeito plural que seriam: os praticantes, os alunos, os professores, treinadores,dirigentes, instituições e outros. Todos esses devem ser vistos como entidades pedagógicas e responsabilizados como figuras éticas e morais.
Assim a pedagogia do desporto não deve ficar centrada na escola, nas aulas de educação física e na tradicional visão unidimensional, pois, há muitos e variados assuntos carecidos de novas e existentes reflexões.
O desporto hoje vem tendo um enorme...
tracking img