Da marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1238 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
FACULDADE POLITÉCNICA DE JUNDIAÍ

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS

PLANO DE MARKETING NA KSB

Bruno Eduardo Pinheiro 2220416613

Jundiaí
2011

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 02
1 EMPRESA 03
1.1 O Produto 03
1.2 Público alvo 04
2 MARKETING NA KSB 05
2.1 Necessidade ou Desejo 05
3 CICLODE VIDA 06
4 MIX DE MARKETING 07
5 ANÁLISE SWOT 08
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 09

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar o Plano de Marketing utilizado pela KSB Bombas Hidráulicas S/A para ser líder de mercado no fornecimento de bombas de processo.

1. EMPRESA

A KSB Bombas Hidráulicas S/A é uma empresa multinacional alemãinstalada no Brasil desde 1954 e durante esses 57 anos de atuação no segmento de bombas hidráulicas, a KSB vem inovando o seu Plano de Marketing conforme as exigências do mercado neste setor.
A KSB é uma das maiores empresas fabricantes de bombas hidráulicas do país e detém a liderança de mercado em alguns segmentos, por exemplo, bombas de processos industriais. A seguir será apresentado o produtoutilizado para este estudo, a bomba centrífuga modelo ETA, que alcançou o topo do fornecimento de bombas de processo.

1.1 O Produto
A bomba ETA é um modelo de bomba hidráulica indicada para o bombeamento de líquidos limpos ou turvos e sua aplicação atende um vasto campo dentro da indústria, tais como: na circulação de condensados, bombeio de óleos térmicos, nos serviços de resfriamento deoutros equipamentos, etc. Além disso, pode ainda ser aplicada em instalações prediais e de ar condicionado, abastecimentos de água em geral, nos serviços públicos, nas lavouras e em irrigações.

Figura 1: Bomba KSB ETA

1.2 Público Alvo

A KSB fabrica equipamentos para atender a todos os tipos de segmentos e esses equipamentos são vendidos por departamentos específicos dentro da companhia.Cada departamento de vendas da KSB é responsável, de certa maneira, por realizar o marketing dos seus produtos, já que cada departamento tem o seu público alvo específico. No caso do equipamento que é tema desse estudo, o departamento que está diretamente associado às vendas de bombas ETA é o departamento de indústria (na KSB, conhecido por divisão de vendas CI- Comercial Indústria).
Como o nome dodepartamento sugere, o público alvo desta bomba hidráulica é a indústria em geral: automotiva, alimentícia, siderurgia, usinas de açúcar e álcool.

2 MARKETING NA KSB

Apesar de cada departamento de vendas realizar o marketing dos produtos da empresa, há um departamento específico que atende trata unicamente deste tema na empresa.
O marketing da KSB é realizado por meio de eventos (feiras,congressos e palestras) onde são expostas todas as linhas de produtos da empresa e nestes encontros são firmados muitos contratos de vendas, sejam eles de novos equipamentos ou de serviços.

2.1 Necessidade ou Desejo

Segundo Kotler “um produto é qualquer coisa que possa ser oferecida no mercado para satisfazer um desejo ou necessidade.” [P.Kotler, 2000]
As vendas dos produtos KSB estãorelacionadas à necessidade do cliente, já que as linhas de bombas hidráulicas visam corresponder à demanda de um processo fabril, seja ele qual for.
No caso da bomba ETA, a sua procura está diretamente relacionada ao seu grande rendimento (%) operacional, tanto que o seu nome vem do grego “éta”, cujo caractere expressa, na física, a simbologia de rendimento ().
Na concepção do projeto desta bombaforam realizadas várias pesquisas em diversos clientes para conhecer qual é a real necessidade no mercado de bombeio de fluidos e o que se pôde constatar é que havia nas indústrias uma carência muito grande de um equipamento hidráulico capaz de atender às adversas condições de operação com alto rendimento produtivo.
Dessa forma, após inúmeros cálculos e estudos de hidráulica aplicada, em meados dos...
tracking img