DA LINGUAGEM INFORMAL – INTERNETÊS - À SALA DE AULA: UMA POSSIBILIDADE DE APRENDIZADO DA LINGUAGEM FORMAL.

3786 palavras 16 páginas
FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LÍNGUA PORTUGUESA

DA LINGUAGEM INFORMAL – INTERNETÊS - À SALA DE AULA: UMA POSSIBILIDADE DE APRENDIZADO DA LINGUAGEM FORMAL.

Belém-Pa
2013

FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LÍNGUA PORTUGUESA

Atividade apresentada às Faculdades Integradas Ipiranga, como requisito avaliativo na disciplina “Prática Pedagógica II, orientada pela Professora .

Belém-Pa
2013
1. TEMA: DA LINGUAGEM INFORMAL – INTERNETÊS - À SALA DE AULA: UMA POSSIBILIDADE DE APRENDIZADO DA LINGUAGEM FORMAL.

2. JUSTIFICATIVA E A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA

Vc jah viu exe tipo de texto? Pois eh, ixo eh o internetes... ou melhor, o internetês. Essa forma de expressão grafolingüística explodiu principalmente entre adolescentes que passam horas na frente do computador no Orkut, em chats, blogs e comunicadores instantâneos em busca de interação - e de forma dinâmica
O internetês dá nome a um conjunto de abreviações de sílabas e simplificações de palavras que leva em conta a pronúncia e a eliminação de acentos. De quebra, acrescenta uma leve dose de humor às mensagens on-line. Não o suficiente para evitar inúmeras críticas, como a de que os jovens têm sido induzidos a escrever mal e a de ser um Frankenstein de linguagem, excludente e viciada.
De acordo com estudo apresentado por Freitag & Fonseca e Silva (2010), abreviar as palavras, sempre que possível, resulta em economia de espaço e de tempo, pois as interações virtuais síncronas dependem da agilidade e rapidez do internauta. Já Álvares , em sua análise sobre o assunto, aponta que "o internetês é uma linguagem digital, e quem não a conhece está ?fora do mundo".
No entanto, essa invasão do internetês no ambiente escolar vem preocupando pais e professores de língua portuguesa. Carolina de Miranda Pineli Alves, orientanda da professora doutora

Relacionados