DA INTERVENÇÃO DO SIGNO NA PERCEPÇÃO HUMANA DA REALIDADE E O ‘DESCONSTRUTIVISMO’ DE DERIDA

5539 palavras 23 páginas
DA INTERVENÇÃO DO SIGNO NA PERCEPÇÃO HUMANA DA REALIDADE E O ‘DESCONSTRUTIVISMO’ DE DERIDA

Daniele PEIXOTO¹

RESUMO: Este artigo procura fazer uma leitura do pós-estruturalismo em Derrida. Seu objetivo é demonstrar que só temos um ‘mundo’ porque temos uma linguagem para significá-lo, e que aquilo que consideramos ‘real’ está ligado às alteráveis estruturas de significação com as quais convivemos. Mostraremos que o significado na linguagem é produto de uma complexa interação de significantes, aparentemente infinita e não um conceito firmemente ligado a um determinado significante. Sendo apontado como metafísico, por Derrida, qualquer sistema de pensamento que dependa de uma base inatacável, de um princípio primeiro de fundamentos inquestionáveis, sobre o qual se pode construir toda uma hierarquia de significações.’

PALAVRAS-CHAVE: Ensaio; Pós-estruturalismo; Desconstrutivismo; significado na linguagem.

1 – Passando em revista o Estruturalismo

O importante linguista e filósofo suíço Saussure (Genebra, 26 de novembro de 1857 - Morges, 22 de fevereiro de 1913), cujas elaborações teóricas propiciaram o desenvolvimento da linguística enquanto ciência e desencadearam o surgimento do estruturalismo, coloca o SIGNO LINGUÍSTICO como uma unidade simétrica precisa entre um significante e um significado, como bem sabemos. Diz ele: “O que o signo lingüístico une não é uma coisa e um nome, mas um conceito e uma imagem acústica” (1972).
Como podemos observar, Saussure e o seu sistema teórico – Estruturalismo – separa o signo do referente.
Para Saussure, portanto, o signo se apresenta como o conjunto: conceito + imagem acústica vinculada. No qual o conceito seria o significado, e a imagem acústica o significante. A imagem acústica seria o correlato psíquico do som material (a coisa meramente física), aquilo que transmite um conceito ou uma idéia.
O significado de “boi”, por exemplo, dependendo da língua, possui diferentes significantes. Não sendo

Relacionados

  • Questões Objetivas de Filosofia
    468202 palavras | 1873 páginas