Da importânçia da teoria dos jogos e sua aplicação pelo profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1378 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO

JORGE LEANDRO PEREIRA

DA IMPORTÂNÇIA DA TEORIA DOS JOGOS E SUA APLICAÇÃO PELO PROFISSIONAL
DA ADMINISTRAÇÃO

Santa Cruz do Sul/RS
2009

JORGE LEANDRO PEREIRA

DA IMPORTÂNÇIA DA TEORIA DOS JOGOS E SUA APLICAÇÃO PELO PROFISSIONAL
DA ADMINISTRAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - UniversidadeNorte do Paraná, para a disciplina de Teoria dos Jogos.

Orientador: Prof. (a) Marcelo Tarifa.

Santa Cruz do Sul/RS
2009
SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.....................................................................................................................3

2- TEORIA DOS JOGOS - ORIGEM.....................................................................................4

3-CONCEITOS.........................................................................................................................4

4- PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS..................................................................................5

5- TEORIAS RELACIONADAS ÀS TEORIAS DOS JOGOS............................................5

6- TEOREMA DE EQUILIBRIO DENASH.........................................................................6

7- CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................................7

8 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................................8

1 – INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é estudar a origem da teoria dos jogos e apresentar brevemente suasaplicações e fundamentos, analisando situações para a utilização dos jogos de empresas como ferramenta de treinamento no meio empresarial, que tem como finalidade prever os movimentos dos outros jogadores, aliados ou concorrentes, posicionando-se da melhor forma para obter o resultado que se deseja.

Serão estudadas também algumas teorias bastante utilizadas na Administração, que ajudam a entenderfatos que cercam o ambiente competitivo entre organizações, abordando algumas características básicas dos jogos bem como um breve histórico de seu uso em épocas remotas.

2 – TEORIA DOS JOGOS – ORIGEM

Segundo vários autores, o instinto do jogo acompanha o homem desde os primórdios da história, desde quando não havia fala. Naquela época, os jogos de gestos e sons serviam para a comunicação emais tarde, com o surgimento da via falada, foram os jogos de palavras que prevaleceram para facilitar o entendimento entre os seres humanos. Na Roma antiga existia o “Coliseu”, um imenso templo onde em seu interior eram travados jogos e disputas, assistidos por milhares de espectadores e na maioria das vezes, o perdedor pagava com a vida pela derrota.

Mais tarde os jogos evoluíram, e passaram aser uma maneira de unir os povos, existindo competições sadias, nas quais as equipes participavam, sempre com o objetivo da vitória, mas aprendendo a respeitar um líder e traçar estratégias que não transgredissem as regras.

Por sua vez, os militares desde sempre também têm nos jogos uma forma de realizar simulações de ataques e invasões aos seus inimigos, confabulando estratégias e planos deação, na ânsia de prevenir-se do desconhecido.

Sendo assim, independe da área de atuação, interesse ou época, o ser humano é um estrategista por natureza, e desde os primórdios utiliza as armas que têm para prever as ações do próximo, buscando se sobressair de eventuais dificuldades de forma planejada e inteligente.

3 – CONCEITOS

Há muitos conceitos a respeito da Teoria dos Jogos, mas todostratam de uma premissa principal que é possuir um objetivo definido, o qual deve ser atingido para que haja um vencedor.

Segundo a excelente visão de HUIZINGA (1993, p. 33), JOGO é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo,...
tracking img