DA IMAGEM DA(S) BRUXA(S) À SUA DISTINÇÃO DE ALGUNS TERMOS CORRELATOS.

3510 palavras 15 páginas
DA IMAGEM DA(S) BRUXA(S) À SUA DISTINÇÃO DE ALGUNS TERMOS CORRELATOS.

Ana Paula Rodrigues de Souza anarodriso@hotmail.com Sirlei de Freitas Oliveira sirleioliveira@hotmail.com Tânia Marli Peçanha de Brito taniam.brito@hotmail.com RESUMO: A referente pesquisa propõe analisar o discurso sobre as mulheres bruxas nos Autos do Santo Ofício que fazem parte do acervo da Biblioteca Nacional da Torre do Tombo. Contendo uma definição sobre o conceito de magia, feitiçaria e bruxaria e o arquétipo de bruxa no imaginário das pessoas. Para desenvolver o tema proposto buscamos orientações em textos e bibliografias organizadas nos seguintes autores: Carlos Roberto Figueiredo Nogueira que trabalha com os conceitos de magia, feitiçaria e bruxaria, Laura de Mello e Souza que faz análises em torno de feitiçaria e bruxaria popular no Brasil colônia e Rose Marie Muraro que faz uma análise sobre a mulher dentro da estrutura patriarcal, entre outros autores.

Palavras – chave: Bruxaria. Feitiçaria. Mulheres

1. INTRODUÇÃO

No contexto em que vivemos atualmente, as mulheres alcançaram muitas conquistas, contudo ainda percebemos um grande preconceito nas diversas áreas que ela passou a atuar. Preconceito este que remonta desde os tempos mais remotos, e compreender um pouco deste universo, nos instigou a querer saber sobre as mulheres em um período onde as mesmas eram vistas como detentoras de todos os pecados.
Outro fator que nos levou a estudar a mulher, foi à escassez de documentos sobre a mesma, o que gerava a impressão de que antes elas não existiam. Por este motivo escolhemos as mulheres como abordagem de estudo, tendo como foco de pesquisa as práticas que lhes eram aferidas como magia, feitiçaria e bruxaria, na Idade Média até a Idade Moderna.
Neste sentido, a presente pesquisa será composta de um levantamento documental em torno dos processos de Bruxaria, da Biblioteca Nacional da TORRE DO TOMBO em Lisboa, a qual é remetida a homens e mulheres, pesquisa

Relacionados