DA FORMAÇÃO À PRÁTICA DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

8110 palavras 33 páginas
RESUMO: Quando se trata de docência no Ensino superior permeia uma falsa ideia de facilidades em comparação do docente na Educação Básica. Quando na verdade desde a formação à prática os desafios são muitos se pensarmos no atual estágio que se encontra todos os níveis de educação no Brasil. Quem são os alunos que estão chegando às universidades? Que embasamento teórico e prático as faculdades estão oferecendo para subsidiar esse futuro profissional?
A reflexão sobre a docência no ensino superior tem mostrado a necessidade de estabelecer a identidade do professor tanto no âmbito do ensino, quanto da pesquisa e da extensão, uma vez que os mesmos são indissociáveis. Portanto, é fundamental que a prática pedagógica no ensino superior seja validada não só com embasamento teórico e domínio especifico da área, mas que possua resiliência diante da diversidade que constituem o cenário universitário e possa desenvolver as habilidades e competências necessárias para a atuação plena dos discentes na sociedade. Assim, este presente artigo tem o objetivo de trazer reflexões sobre a importância da docência no ensino superior, bem como a necessidade de discutir a competência pedagógica do mesmo, levando em conta a própria formação e suas experiências , utilizando se subsídios teóricos da pedagogia enfatizando, portanto, que tal prática necessita de uma importância mais abrangente voltada para a relação pedagógica.

PALAVRAS-CHAVE: competência pedagógica; docência no ensino superior; relação aluno-professor.

Introdução

O referido trabalho tem como objetivo refletir sobre a estrutura organizativa do ensino superior no Brasil, que possui no seu processo histórico as marcas de quem privilegiou o domínio de conhecimentos e experiências profissionais como únicos requisitos para a docência.
Os cursos superiores e, posteriormente, as faculdades que se criaram e instalaram no Brasil, desde seu início e nas décadas posteriores, se

Relacionados