da expulsão dos jessuitas ao advento da monarquia

1617 palavras 7 páginas
Da expulsão dos jesuítas
Ao advento da monarquia

Jundiai, 26 de março, 2014.

Da expulsão dos jesuítas
Ao advento da monarquia

Introdução

O tema “da expulsão dos jesuítas ao advento da monarquia” abrange três fases da nossa história da educação brasileira.
Duas figuras se destacam neste tema, Padre José de Anchieta e Marques De Pombal. Padre José De Anchieta chegou ao Brasil em 1554 com a missão de catequizar, educar os índios, de forma voluntária, porém suas aulas eram de grande qualidade e despertava o interesse dos estudantes indígenas.
Já Marques de Pombal, chegou ao Brasil de forma absolutista, expulsou os jesuítas e tomou conta da educação; educação que estava voltada ao ensino da filosofia, retórica, grego e latim, porém os professores eram mal pagos e a população local sempre reclamavam do novo método de ensino; Marques de Pombal levou a educação ao caos.

Marquês de Pombal

DA EXPULSÃO DO JESUITAS AO ADVENTO DA MONARQUIA
Um dos primeiros educadores jesuítas foi Padre José de Anchieta (1534-1597).
Este nasceu nas ilhas Canarias e foi para seminário muito jovem .
Depois de um acidente que o deixou corcunda ele foi enviado para Brasil para ser missionário.
Chegando ao Brasil em 1554 o seu primeiro destino foi a vila de são Vicente onde teve primeiro contato com os índios. As instalações eram precárias, porém o aprendizado oferecido pelo padre era de boa qualidade, os alunos de Anchieta muitas vezes não o deixavam dormir para pedir explicações extras sobre as aulas dadas, Jose de Anchieta junto com o Padre Manuel de Nóbrega fundaram em 25 de janeiro de 1554 o primeiro colégio jesuítas no Brasil , colégio que até nos dias atuai é reconhecido pela sua qualidade de ensino.

Mais este ensino voluntarista oferecido por padres e voltado para religião católica estava com seus dias contados. Escolhido pelo rei de Portugal D. Jose I

Relacionados