Da - estratégia executiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

Faculdade Anhanguera de Jaraguá do Sul

MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Disciplina: Estratégia Executiva

GLAMOUR COSMÉTICOS: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Aluno
RA: 22222222222

Índice

1. Introdução 3
2. Desenvolvimento 3
2.1. Apresentação da Organização 3
2.2. Apresentação do Centro de Negócios de Energia 4
2.3. Questionário paraidentificar o modelo de gestão no CNE 5
2.4. Tabulação dos resultados 7
3. Conclusão 9
Bibliografia 10

1. Introdução

O presente trabalho tem por objetivo apresentar as etapas na elaboração do planejamento estratégico da empresa de produtos cosméticos GLAMOUR.
A GLAMOUR necessita esclarecer, para todas as áreas da organização, seus objetivos na consolidação da marca e para que issoseja possível faz-se necessária o pleno conhecimento da organização, com a definição dos pontos fortes, das fraquezas, tanto no ambito interno como externo à organização.

2. Desenvolvimento

1. Apresentação da Organização

A GLAMOUR Cosméticos atua no mercado nacional de produção de cosméticos a mais de 20 anos e tem como público alvo as pessoas da classe A e B. Sua matrizestá localizada em São Paulo e seus produtos são comercializados nos grandes centros do país.

2. Etapas para elaboração do Planejamento Estratégico

Com o objetivo de conhecer os produtos e a organização foram realizadas as seguintes atividades:
• Entrevista com a área de marketing e vendas para verificar se os principais concorrentes são conhecidos, quais osseus principais produtos, market-share, principais praças de atuação, produtos com maior valor agregado, principais interreses dos clientes existentes e os interesses dos clientes potenciais.
• Entrevista com a área de desenvolvimento para verificar se os novos produtos estão sendo desenvolvidos com base nas informações da área de marketing e vendas, além de verificar se existebenchmarking dos principais produtos dos concorrentes.
• Entrevista com a área de compras para verificar se existe o entendimento de manter o poder de compra com os principais fornecedores, verificar se existe a busca pela melhoria dos produtos comprados com o desenvolvimentos dos fornecedores existentes e na busca de novos fornecedores.
• Entrevista com a área de TI para verificar seexiste controle das informações da organização, se essas informações são tratadas para que os gestores da organização possam ser auxiliados nas tomadas de decisões.
• Entrevista com a área finaceira e fiscal para saber se todas as obrigações da organização estáo sendo realizadas, se a organização está com os investimentos na área social e se essas ações são percebidas e aprovadas pelosstakeholders da organização.
• Entrevista com a área de recursos humanos para veirificar se a organização está aprimorando o corpo técnico com disponibilização de treinamentos, se os salários e benefícios são compatíveis com os valores aplicados pelos concorrentes, e se existe alguma orientação para manter os talentos da organização.
• Entrevista com a área de atendimento aosclientes (SAC) para verificar se todas as informações recebidas, sendo elas reclamações ou sugestões, são avaliadas e analisadas para que posteriormente se faça o retorno aos cliente demosntrando o interesse da organização com as informações que receberam.

Com as informações que foram anotadas durante as entrevistas foi possível avaliar se as diversas áreas possuem o mesmo entendimentodo negócio da organização, possibilitando anotar os pontos fortes e fracos dessas áreas para que pudessem ser confrontados com as informações que são conhecidas dos concorrentes.
Para que essas informações pudessem ser analisadas optou-se por uma conversa conjunta com os gestores das áreas, nessa conversa foi apresentada uma matriz com as informações percebidas durante as entrevistas. Com...
tracking img