Da era vargas ao golpe de 1964

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TÍTULO DO TRABALHO:
DA ERA VARGAS AO GOLPE DE 64
DISCIPLINA:
FORMAÇÃO SOCIOECONÔMICA BRASILEIRA
TÍTULO:
Da Era Vargas ao Golpe de 64
OBJETIVO:
Descrever os fatos mais relevantes da formação socioeconômica brasileira de 1930 até o golpe militar de 1964.
JUSTIFICATIVA:
Os fatores econômicos afetam todos os setores, sendo utilizadas como apoio para tomada de decisão em relação ainvestimento ou ferramentas de desempenho.
Observando os sucessos e fracassos, podemos analisar os erros em que governos anteriores cometeram quanto a política econômica do país e para isso torna-se necessário entender toda a formação econômica do país.
Portanto, para os administradores é extremamente importante estudar a formação econômica de um país para entender as políticas econômicas adotadasatualmente e comparar os acertos e erros em relação a sua história, bem como o impacto sobre as organizações das decisões econômicas adotadas pelo governo.
INTRODUÇÃO:
Antes da era Vargas a economia do país era baseada na cafeicultura, sendo que os cafeicultores influenciavam em vários setores do país, inclusive na política.
Após o golpe de 1930, Getúlio Vargas assume a presidência do país,afastando os produtores de café do poder. A economia passa a ser baseada na indústria, contribuindo para várias mudanças no país.
A era de Juscelino Kubitschek foi marcada pela abertura da economia para o capital internacional, contribuindo para a atração de várias empresas para o país.
Em 1964 os militares assumiram o poder por meio de um golpe, com o propósito de estabilizar a economia, porémrestringiu a cidadania e reprimiu com violência a oposição.
Desse modo, este trabalho apresentará em síntese, os governos de Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e a ditadura militar.
DESENVOLVIMENTO:
Em 1930 Getúlio Vargas assume o governo dando inicio a República Nova. O seu primeiro governo durou 15 anos ininterruptos, sendo marcado pelo nacionalismo e popularismo.
Vargas acreditava que ocaminho para o desenvolvimento era através da industrialização, incentivando a produção interna para assim alcançar a autonomia brasileira, mas para isso precisava de capital estrangeiro. Para implementar o processo de industrialização, Vargas criou o Processo de Substituição de Importações (PSI) que incentivava as instalações de indústrias no país com o objetivo de reduzir o número de importações,pois o país deveria produzir os bens que eram importados. Seu governo teve significativos avanços industriais.
Estado Novo (1937 – 1945) foi o período em que Vargas queria garantir a ordem política e social. Para isso ele instaurou uma ditadura, para possuir amplos poderes, controlando inclusive os governos estaduais, além de extinguir os partidos políticos, criou o DIP (Departamento de Imprensae Propaganda) para divulgar as realizações do governo, repreendeu as manifestações e controlava os sindicatos.
Nesse período houve aumento das exportações e diminuição das importações, conseqüentemente, o aumento do saldo da balança comercial. Porém com a emissão de papel moeda, pelo governo, contribuiu para o aumento da inflação desestabilizando o governo Vargas.
No segundo mandato (1951-1954)Getúlio continuou estimulando a produção interna, mas limitou os investimentos estrangeiros no país. Nesse período criou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico para incentivar a indústria nacional e também a Petrobrás com o slogan “O Petróleo é Nosso”.
Entre 1956-1961 o país é governado por Juscelino Kubitschek. O seu governo também tem como objetivo o desenvolvimento econômico, masfinanciado pelo capital estrangeiro, através de investimentos para instalações de indústrias no país, principalmente de eletrodomésticos e veículos. No seu governo expandiu a produção industrial em cerca de 80%.
Para atingir seu objetivo de desenvolvimento econômico, Juscelino Kubitschek lançou o Plano Nacional de Desenvolvimento, conhecido como “plano de metas”. Esse plano possuía 31 metas que...
tracking img