Da era vargas ao golpe de 64

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1152 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivo:

Identificar e explicar as semelhanças e diferenças na relação entre nacionalismo nos governos Vargas e JK; as características da economia e industrialização após o golpe de 64 e descrever os principais acontecimentos na política nacional do período de 1930 a 1964.

Justificativa:

O tema em questão é de extrema importância para que possamos entender os acontecimentos doperíodo compreendido da Era Vargas ao golpe de 64 e para que possamos efetuar uma análise comparada entre as políticas nacionalistas anteriores ao golpe de 64 e a política da Ditadura Militar.

Introdução:,

No Brasil, até o ano de 1920, a República era controlada pelos grandes fazendeiros de café e a própria Constituição garantia esse domínio, pois privilegiava os Estadospopulacionalmente maiores e economicamente mais poderosos.
Durante a década de 1920 esse domínio começou a ser contestado, pois os tenentes revoltaram-se contra o governo. A Revolução de 1930 destituiu as velhas oligarquias e colocou no poder Getúlio Vargas, que governou até 1945. E nesse período o Brasil viveu importantes mudanças sociais.
Depois de 1940, o Brasil ingressou nos tempos modernos.Acelerou-se o processo de industrialização e urbanização.
Em 1951 Getúlio Vargas reassume presidência; e a sua política foi a de continuar a incentivar a industrialização e a urbanização, que acabou por abrir profunda crise na vida de toda sociedade brasileira.
O movimento político-militar de 1964 constituiu-se no elemento restaurador da ordem política e social do país.Desenvolvimento:

A Revolução de 1930 pôs fim à República Velha das oligarquias do café. O movimento revolucionário pretendia renovar profundamente a vida política nacional, dar maior atenção aos problemas sociais e mudar a orientação da política econômica. Era preciso dinamizar a economia brasileira, atingida gravemente pelas consequências da crise econômica mundial de 1929 e 1930.
Arevolução levou ao poder Getúlio Vargas, que governou por 15 anos ( 1930-1945). Desde o início, Vargas governou de forma bastante autoritária. O poder Legislativo Federal e Estadual ficou muito enfraquecido. Não se formaram novos partidos políticos. O governo de Getúlio Vargas teve, assim ampla liberdade de atuação. Foi estimulada a reforma Constitucional( 1934). Combateu-se o desemprego pelo incentivo àrecuperação da agricultura e pela expansão da indústria. Foram aplicadas reformas ao ensino e criadas novas leis trabalhistas e previdenciárias, que tinham como objetivo amparar o trabalhador até então privado de qualquer direito. Como modelo foi adotado o projeto de desenvolvimento autônomo, sem proibir o ingresso do capital financeiro no país, mas estabelecendo regras até então inexistentes parao mesmo. A remessa de lucros foi um imperativo na medida em que o aumento da entrada de capitais estrangeiros era muito inferior à saída, resultando lucros muito além dos 8% permitidos em lei.
Durante o Estado Novo, de 1937 a 1945, Getúlio Vargas governou o país com um regime ditatorial. Sua autoridade tornou-se quase absoluta, provocando forte descontentamento interno. A participação doBrasil na Segunda Guerra mundial, ao lado das nações democráticas, contribuiu para aumentar a oposição contra a ditadura do Estado Novo. Vargas acabou sendo deposto, no final de 1945, por um movimento conjunto das Forças Armadas e dos setores políticos desejosos da rápida redemocratização do país.
O General Dutra foi eleito com o tímido apoio de Vargas ( que só apoiou para evitar que ocandidato da oposição chegasse ao poder) e com a desconfiança do povo trabalhador . Seu governo caracterizou-se pela perseguição ao movimento sindical e a política de submissão aos interesses do capital e do imperalismo norte-americano. Promoveu a farra dos importados, deixando de investir 2 bilhões de dólares em obra de infra-estrutura, descontinuando o projeto de Vargas iniciado em 1930.
Em...
tracking img