Da Emergencia do Projeto Distensionista ao Pacote de Abril

6573 palavras 27 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

CAROLINE LAFUENTE
CLARICE SOARES
FLÁVIO SARMANHO
GABRIEL ALMADA
MARIA HELENA WEBER

FORMAÇÃO HISTÓRIA, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL
COMEÇA A TRANSIÇÃO: DA EMERGÊNCIA DO PROJETO DISTENSIONISTA AO PACOTE DE ABRIL (1974-1977)

SÃO BORJA
2012
O caráter da transição sob a distensão:

“A etapa inicial da transição da Ditadura Militar à Nova Republica foi demarcada temporalmente pelo inicio do governo Geisel, em março de 1974, e pela edição do Pacote de abril, em abril de 1977. Essa etapa deu inicio ao processo de transição da forma ditatorial à forma democrática do Estado burguês, sem que tivesse ocorrido a desmontagem da institucionalidade autoritária; esta , ao contrario, foi mantida, e alguns de seus aspectos fundamentais, como o cesarismo militar, foram reforçados. A novidade dessa etapa que configurou o inicio da transição foi a dinamização dos mecanismos de representação política previstos pela própria institucionalidade autoritária, como as eleições parlamentares, os partidos e o poder legislativo.”(p.85)

Foi quando começou a pensar na forma democrática de governar, mas o autoritarismo ainda vigorava, continuando na forma de governo. Então será que pode se dizer uma democracia verdadeira, ou uma ditadura mascarada.

“Na esfera de representação burocrática, o poder judiciário foi chamado a assumir as funções de salvaguarda da ordem, adquirindo atribuições punitivas regidas pelos princípios da segurança nacional, antes concentradas plenamente no Executivo e nas forças Armadas. Segundo depoimento do ex-ministro da Justiça Armando Falcão, a proposta de “reforma do judiciário” feita pelo governo ao congresso em 1977, e que suscitou o pacote de abril, vinha sendo estudada desde o inicio do mandato de Geisel e era parte do projeto distensionista.” (p. 87)

A ideia de Geisel começa a ser investigada e percebe-se que o fruto da transição do governo seria

Relacionados

  • Jornalismo Literário - A Salvação do Impresso
    44081 palavras | 177 páginas
  • Jornalismo Literário - A Salvação do Impresso
    41903 palavras | 168 páginas
  • Água
    126623 palavras | 507 páginas