Da drise ao milagre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 15 – Da Crise ao Milagre

Década de 60 – mudanças para a sociedade brasileira. Política: da democracia ao regime militar. Economia: crise, mudanças, milagre.

15.1 A crise dos anos 60
- Anos 60 = forte reversão da situação econômica. Crise econômica. Queda dos investimentos e da taxa de crescimento da renda + aceleração da inflação. Refletem os problemas herdados do “Plano de Metas”- Explicações para a crise - quatro grandes grupos

Crises
Conjunturais
Estruturais
Políticas
Instabilidade política
Crise do Populismo
Economicas
Política econômica recessiva de combate a inflação

1. Estagnacionismo – crise do PSI
2. Crise cíclica endógena de uma economia industrial
3. Inadequação institucional


- Aspectos:
- Políticos Conjunturais: Instabilidade política.Eleição de Jânio Quadros, dificuldades da posse do vice João Goulart. Parlamentarismo – Presidencialismo. Golpe militar. Essa instabilidade impedia a manutenção de uma política consistente ao longo do tempo e conturbava a visão de longo prazo, dificultado o cálculo econômico e diminuindo os investimentos no país e seu crescimento econômico.
- Políticos Estruturais: Os compromissos básicos assumidospelos governos populistas se deterioram com o tempo. Questionamento da capacidade dos governantes em incorporar as massas urbanas como base de apoio político sem atingir o setor patronal + compromisso em não estender essas concessões para o campo. Elite passa a duvidar dessa capacidade = Crise do Populismo.
- Econômicos Conjunturais: Política econômica restritiva – intuito de controlar oprocesso inflacionário – controle os gastos públicos, diminuição a liberdade de credito e combate aos excessos da política monetária. + problemas no setor agrícola + geração de energia = diminuição do ritmo de crescimento econômico.
Política teve dificuldade de efetivar-se – falta de melhores instrumentos de controle + instabilidade da política econômica.
- Econômicos Estruturais:

1. Visãoestagnacionista: a redução nas taxas de crescimento do produto se deve ao esgotamento do dinamismo do PSI. A diminuição do coeficiente de importações diminui a amplitude da substituição e a substituição exige cada vez mais recursos financeiros e tecnológicos, com retorno cada vez menor. Os novos setores a serem substituídos possuem ganhos de escala cada vez maiores e dependem da demanda derivada (de outrosetores, que por sua vez possuem demanda primária). Para dar prosseguimento ao desenvolvimento econômico era necessário desenvolver o setor de bens de capital e ampliar o setor de bens intermediários. Assim, diminuía o dinamismo do processo até o momento da crise.
2. Crise cíclica endógena: típica da economia industrial ou capitalista. Desaceleração dos investimentos em bens de capital querepercute sobre o restante da economia. A queda desses investimentos deve-se ao fato que o plano de metas gerou excesso da capacidade produtiva, diminuindo a necessidade de novos investimentos.
3. Necessidade de reformas institucionais: ausência de mecanismos de financiamento adequados (tanto para o setor publico quanto para o privado). A expansão do mercado consumidor era impedida por problemasinstitucionais. Convívio difícil com a inflação devido à legislação que imaginava um país com inflação zero.

15.2 Os governos militares e o PAEG.
- Golpe militar foi pré-condição ao encaminhamento “técnico” das medidas de superação da crise econômica (reformas institucionais e condução da política econômica de forma adequada e segura). Governo Castelo Branco lançou o Plano de Ação Econômica dogoverno – PAEG - para resolver os problemas econômicos.
- Dividido em duas linhas de atuação:
Políticas conjunturais de combate á inflação
Reformas estruturais.

(*) Dois modelos de reforma institucional propostos no período: Plano Trienal – Celso furtado e PAEG. O plano Trienal não foi à frente e foi considerado como tendo um conteúdo recessivo. Alem dos aspectos estabilizadores, previam...
tracking img