Da drise ao milagre

2352 palavras 10 páginas
Capitulo 15 – Da Crise ao Milagre

Década de 60 – mudanças para a sociedade brasileira. Política: da democracia ao regime militar. Economia: crise, mudanças, milagre.

15.1 A crise dos anos 60
- Anos 60 = forte reversão da situação econômica. Crise econômica. Queda dos investimentos e da taxa de crescimento da renda + aceleração da inflação. Refletem os problemas herdados do “Plano de Metas”
- Explicações para a crise - quatro grandes grupos

Crises
Conjunturais
Estruturais
Políticas
Instabilidade política
Crise do Populismo
Economicas
Política econômica recessiva de combate a inflação

1. Estagnacionismo – crise do PSI
2. Crise cíclica endógena de uma economia industrial
3. Inadequação institucional

- Aspectos:
- Políticos Conjunturais: Instabilidade política. Eleição de Jânio Quadros, dificuldades da posse do vice João Goulart. Parlamentarismo – Presidencialismo. Golpe militar. Essa instabilidade impedia a manutenção de uma política consistente ao longo do tempo e conturbava a visão de longo prazo, dificultado o cálculo econômico e diminuindo os investimentos no país e seu crescimento econômico.
- Políticos Estruturais: Os compromissos básicos assumidos pelos governos populistas se deterioram com o tempo. Questionamento da capacidade dos governantes em incorporar as massas urbanas como base de apoio político sem atingir o setor patronal + compromisso em não estender essas concessões para o campo. Elite passa a duvidar dessa capacidade = Crise do Populismo.
- Econômicos Conjunturais: Política econômica restritiva – intuito de controlar o processo inflacionário – controle os gastos públicos, diminuição a liberdade de credito e combate aos excessos da política monetária. + problemas no setor agrícola + geração de energia = diminuição do ritmo de crescimento econômico.
Política teve dificuldade de efetivar-se – falta de melhores instrumentos de controle + instabilidade da política econômica.
- Econômicos Estruturais:

1. Visão

Relacionados