Da dor e do sofrimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DA DOR E DO SOFRIMENTO:
Quando alguem sente dor, nos tomamos conhecimento do fato porque o individuo demonstra seu sofrimento por um comportamento: queixa-se, geme,lamuria-se, executa determinados gestos ou assume determinadas posições que visam a melhora da dor.
Tal conduta, que é absolutamente normal, serve para comunicar o que o individuoesta passando e solicitar auxilio. Desta forma pode-se dizer que a DOR é necessaria porque atravez dela nota-se que algo não vai bem.
O sistema de saúde pode atuar comoreforçador positivo na medida em que os medicos acolhem o comportamento de dor, focalizam a atenção sobre o sintoma e concetram sobre o individuo a terapêutica, ou seja, otratamento.
Obviamente cabe ao psicologo fazer a esculta psicologica para perceber atraves da fala do paciente dos relatos de suas dores, conteudos relacionados ao sofrimentopsiquicos, no que se refere a complexidade e à diversidade dos aspectos de sua vida.
A psicoterapia tem como principais objetivos leva o paciente ao autoconhecimento, aoautocrescimento e à cura de determinados sintomas.
Compreende-se a dor fulminante como a dor do corpo a dor fisica ocorre de forma rapida sem sofrimento; distingui-se como doraguda, a exemplo do “infarto agudo do miocárdio” ocorre morte subita, rapida inexistindo assim o sofrimento psiquico.
O sofrimento é inerente a condição temporal do homem, oque significa dizer que faz parte da vida do homem e a Dor não, ela pode ser reduzida, evitada, mas o sofrimento não.
O paciente sofre por de sequelas, incapacitação, de terperdas materiais e sociais e principalmente da morte. Para muitos o sofrimento causado pela dor é mais importante que o sofrimento psiquico anterior ao surgimento dela.
tracking img