D78 matriz forum atividade individual

1552 palavras 7 páginas
Matriz de atividade individual*
Módulo: 4
Atividade: Individual
Título: Analise dos aspectos da negociação entre dois países – Japão e México
Aluno: Fabiana Lima
Disciplina: Negociação
Turma: NEGEAD_T0272_0615
Introdução

Alguns autores importantes definem o Tema “Negociação” da seguinte forma:
Para Fischer, Ury e Patton, negociar é como conseguir um sim.
Para Herb Cohen, negociar é como conseguir um sim através do poder, tempo e informação.
E Schoonmarker, as negociações são métodos para se chegar a um acordo.
A forma mais resumida e talvez assertiva é “Negociação” é a busca de um acordo entre duas ou mais partes, independentes ou interdependentes, que possuam alguma autonomia de decisão. Também é um processo interativo de comunicação que pode ocorrer sempre que uma parte queira algo de outra, ou vice-versa. Negociação é única, as pessoas e interesses envolvidos podem ser diferentes ou o contexto é diferente ou os objetivos são diferentes.
Este trabalho tem como objetivo a análise dos aspectos da negociação bilateral estabelecidas entre os países Japão e México.

Problema

A política comercial japonesa sempre foi multilateralista, ou seja, trabalhava em conjunto com vários países sobre um mesmo produto, porém o multilateralismo enfraquece o crescimento e do pais para que o mesmo se torne uma grande potência mundial.
Um forte fator de economia política internacional, que está contribuindo para um interesse crescente em acordos comerciais, que é a disputa entre o Japão e a China pela liderança na região, utilizando-se dos acordos comerciais para fortalecer suas relações com ASEAN e com outras Novas Economias Industrializadas (Urata & Kiyota, 2003: 4). Por exemplo, o Japão propôs uma parceria econômica com a ASEAN um dia após a China ter proposto negociações de uma área de livre comércio com aquele organismo. No Leste Asiático, observa-se que está havendo uma tendência dos países reagirem, propondo suas próprias parcerias, quando um país vizinho conclui ou

Relacionados

  • Derecho a la vida
    544645 palavras | 2179 páginas