CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO

361 palavras 2 páginas
O Código Florestal Brasileiro - Medidas Ambientais ou Econômicas¿
O código Florestal brasileiro sofreu varias modificações desde que foi criado em 1934, mas nunca perdeu o seu foco que foi sempre a proteção da floresta amazônica. Última mudança feita no código foi no ano de 1965 e até então estava sendo cumprida, porém o deputado Aldo Rebelo reformulou essas leis, e está aguardando a aprovação dos deputados e senadores, enquanto isso não ocorre o novo código já esta em vigor.
O código brasileiro é considerado o mais rigoroso do mundo mas esse titulo não é realmente aplicado na pratica, e as leis são facilmente ignoradas.
Entre as mudanças que o novo projeto apresenta, destacam-se a redução das APP’S (áreas de preservação permanente)com essa alteração, algumas áreas que antes era de preservação passam a ser terras de atividades agrícolas, fato que empobrece o solo e deixa-o vulnerável a desmoronamentos e enchentes, pois retiram a cobertura vegetal que o protege, comprometendo assim a vida da população.
Os agricultores que usarem essas áreas preservadas precisaram recuperar certa metragem de terras, mesmo essa medida sendo adotada, a quantidade de desmatamento será maior que a área recuperada.
O governo também exige que ás áreas desmatadas a partir de 2008 seja replantadas de acordo com o novo código. Mas ambientalistas estão totalmente contra essa medida, pois os desmatamentos que houve nos anos anteriores serão esquecidos.
De acordo com o depoimento dado pelo deputado federal Aldo Rebelo a revista veja, ele deixa bem claro “Meu projeto é para beneficiar os pequenos agricultores e interagir isso ao meio ambiente”. No entanto as medidas que estão sendo abordadas visam apenas o lucro e o crescimento de ruralistas, o meio ambiente está servindo apenas como merchandising.
Se realmente esse código está sendo restaurado para atender as questões ambientais, então primeiro, deveriam exigir que as áreas desmatadas desde 1999 fossem recuperadas, melhorando assim

Relacionados

  • direito ambiental
    80333 palavras | 322 páginas
  • Geoprocessamento Livro
    40937 palavras | 164 páginas
  • 364 Df72ba7d 885f 4d00 A04e B4011ad1dd6a 2015 04 28
    218502 palavras | 875 páginas