Código de ética no trabalho e na socoedade

404 palavras 2 páginas
Trabalho é um conjunto de atividades realizadas, é o esforço feito por indivíduos, com o objetivo de atingir uma meta é qualquer atividade física ou intelectual, realizada por ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo.
Sociedade é um conjunto de seres que convivem de forma organizada. A palavra vem do Latim societas, que significa "associação amistosa com outros”, de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, que interagem entre si constituindo uma comunidade.
Código de ética é o conjunto de normas éticas, que devem ser seguidas pelos profissionais no exercício de seu trabalho; é elaborado pelo Conselho, que representam e fiscalizam o exercício da profissional.
Ética, no entanto, é uma palavra de origem grega (éthos), que significa propriedade do caráter. Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo, é cumprir os elementos da ética que são vários, mais cumprir no mínimo os universais que são aplicáveis a todo tipo de organização, trabalho ou comunidade: honestidade, responsabilidade e competência; ser ético é cumprir os valores estabelecido.
Ou seja, ambos devem andar juntos, mas nem sempre andam. Uma sociedade ou organização só vive em harmonia quando há ética.
A mesma, é parte significativa em todas as relações entre pessoas, seja na sociedade ou no trabalho ou no trabalho. É através dela que o ser humano define o que é bom e correto visando o bem em comum.
No resumo do livro “O Desafio Ético” (Rio de Janeiro: Garamond,2000), é mencionado como característica da sociedade, a questão do agravamento do narcisismo, que é direcionada ao próprio ego e ao próprio corpo.
O texto determina que cada indivíduo é livre para seguir os seus desejos como quiser e puder. O grande questionamento esta relacionado então ao fato de que se um indivíduo permanece ligado a questão narcísica, não compreendendo que existem regras na sociedade que regulam todos os nossos

Relacionados