Câncer do colo de útero

571 palavras 3 páginas
Câncer do colo de útero

O que é?

Segundo o INCA(Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva) o câncer de colo de útero chamado também de cervical, tem como principal causa infecções persistentes na genitália causada pelo Papilomavírus-humano ou HPV, muitas vezes esse vírus não causa doenças, sendo que essas infecções podem ser frequentes.
Segundo Drauzio Varela(2012) antes de este tumor tornar-se maligno passa por uma fase de pré-malignidade, sendo esta chamada de NIC(neoplasia intraeptelial cervical), a NIC é classificada de acordo com o grau da doença em decrescência I, II, III e IV. Este câncer é um dos que mais atingem e matam as mulheres, apesar da estatística estar diminuindo. Neste ano as estatísticas mostraram que 44% dos casos registrados no Brasil eram de lesão in situ, ou seja, ela se restringe ao colo e não tornou-se maligno até o momento, sendo que nesta fase a cura ainda é possível.

Sintomas: COLO DE ÚTERO

No inicio a doença é assintomática e os sintomas mais importantes que podem aparecer são: sangramentos na vagina após o coito, em intervalos de menstruacão ou ate mesmo após a menopausa, corrimento vaginal (leucorreia) de cor escura e mau cheiro.
Em estágios mais avançados alguns sinais que podem aparecer são: massa palpável no colo do útero, hemorragias, obstrução das vias urinarias e intestinos, dores lombares e abdominais e por fim perda do apetite e do peso.

Causas:

O HPV representa o fator de maior risco para o surgimento do câncer de colo de útero. Além disso outros fatores são: inicio precoce da atividade sexual múltiplos parceiros sexuais não utilizar preservativo nas relações baixa renda familiar tabagismo (quantidade de cigarros fumados) más condições de higiene uso prolongado de pílulas anticoncepcionais

Prevenção:

O melhor aliado para se prevenir e a camisinha tanto masculina, quanto feminina, onde deve ser usada em todas as relações sexuais para garantir a proteção de ambos os parceiros.
realizar

Relacionados

  • Pacto pela Saúde
    1413 palavras | 6 páginas
  • Aborto
    2188 palavras | 9 páginas