Cynodon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cynodon Forrageiras

Introdução
A constante necessidade de espécies ecológicas adequadas para cada região do mundo, somada ao crescimento constante dos rebanhos brasileiros, fomenta os avanços na produção de forrageiras.
O Cynodon foi introduzido no Brasil em 1970, principalmente devido a sua maior quantidade de folhas do que colmos, segundo RODRIGUES et. al (2006),o manejo das plantas eforrageiras visando um maior conteúdo de folhas verdes ou menos conteúdo de folhas mortas na pastagem favorece o valor nutritivo das forragens, já que as folhas possuem melhor composição química quando comparadas com os colmos. São muito utilizados para a alimentação de animais de alta produção, como por exemplo, vacas leiteiras.
O Brasil é um país que, do ponto de vista físico, apresenta grandepotencial para implantação de forrageiras do gênero Cynodon, principalmente devido ao seu clima predominantemente tropical. Entretanto, a quantidade e a qualidade de informações disponíveis sobre o comportamento produtivo e o manejo desse gênero, em condições de clima e solo brasileiras, ainda são insuficientes (Athayde et al.,2007).Por isso, é frequente o processo de esgotamento e degradação, baixaprodutividade e reforma de pastagens devido à má utilização da forrageira, como por exemplo o estabelecimento dessas gramíneas em solos que não são corrigidos, não recebem reposição de nutrientes e solos de baixa fertilidade.
As principais cultivares do gênero Cynodon são resultado de programas de melhoramento genético realizados na Universidade da Geórgia e da Flórida, nos Estados Unidos. Odesenvolvimento de híbridos e o melhoramento de plantas nos últimos 50 anos aconteceram com o objetivo de modificar as características agronômicas e qualitativas da grama. Esses híbridos são referidos como linhagens melhoradas de bermuda comum, perenes e bem adaptadas às condições de clima tropical e subtropical, mais produtivos, de melhor qualidade e mais tolerantes ao frio (Athayde et al., 2007).Desenvolvimento
Segundo BURTON, 1951, citado por ATHAYDE et. al., 2007, o gênero Cynodon (Poaceae) é conhecido há muito tempo pelo caráter colonizador da espécie Cynodon dactylon gramínea invasora cosmopolita encontrada nas regiões tropicais e subtropicais do globo terrestre. Os materiais de Cynodon dividem-se em dois grupos: as gramas ou bermudas e as estrelas, são mais conhecidos como GramaSeda, Capim Estrela ou Pasto Bermuda. As plantas do primeiro grupo apresentam rizomas (caules subterrâneos) e estolões(caules horizontalmente desenvolvidos) e são bem adaptadas e resistentes ao inverno, enquanto que as do segundo possuem apenas estolões e por não terem rizomas são menos resistentes, ainda que bem adaptadas a essas condições, (AZAR, 2007).Não apresentam nenhum fator tóxico, epossuem alta palatabilidade.
As pastagens são ecossistemas complexos, abrangendo componentes bióticos e abióticos, que interagem entre si. O manejo de uma pastagem deve visar a manutenção da área foliar, a fim de garantir fotossíntese, e a colheita de forragens de bom valor nutritivo, sem permitir a senescência e a decomposição da matéria. Sendo assim, o valor nutritivo de um pasto depende diretamentedo manejo a ele empregado, e das condições climáticas. Segundo AZAR ,2007, pesquisas tem revelado que a presença de nitrogênio e o teor de água no solo aumentam linearmente a produção de forragens. Os melhores resultados (produção de matéria seca x Kg de nitrogênio aplicado) foram vistos com a suplementação de 30kg/ha/ano de nitrogênio, em três etapas: Primavera, Verão e Outono. A recuperação donitrogênio aplicado é feita pela folhas (35-40%)e raízes (15%), 10% ficam no solo e o restante é perdido pela lixiviação ou evaporação (Portal Agronomia).
O manejo dos Cynodons está relacionadocom o seu hábito de crescimento(cespitoso, com estolões grandes e rizomas presentes ou não), relação caule/folha e sua densidade foliar.
Segundo LIMA e VILELA,2005, citado por AZAR,2007 o desempenho...
tracking img