Cyberdependência

2098 palavras 9 páginas
Cyberdependencia
Os Ciberdependência são vítimas de uma doença já classificada como "Internet Addiction disorder", de acordo com o psiquiatra Luís Patrício. A ciberdependência pode aparentar-se à perturbação obsessiva compulsiva e à perturbação do controle dos impulsos.
As consequências vão desde a "desvalorização pessoal, o agravamento das perturbações de personalidade, o insucesso escolar, o desleixo profissional, a perdas financeiras, a graves crises familiares, até rupturas conjugais.” - explica o psiquiatra Luís Patrício.
"A dependência do computador, da Internet, de jogos vídeo ou da televisão é uma perturbação em que o utilizador, consumindo, tenta obter bem-estar ou prazer, ou o alívio do mal-estar ….
Um dependente da internet pode apresentar os mesmos síndromas de abstinência que um consumidor de estupefacientes. Na impossibilidade de se ligar à internet, pode apresentar mal-estar, ansiedade, angústia, e quando a está a utilizar pode não ter controle para interromper.

O que não quer dizer que usar a Internet seja, em si, um perigo. Bem pelo contrário. O que está em causa quando se fala de ciberdependência, em qualquer idade, é o consumo excessivo, descontrolado, prejudicando a vida pessoal, conjugal, social, escolar ou profissional.

A utilização excessiva do computador, Internet, televisão e videojogos associada a isolamento no quarto, desinteresse escolar e retracção em actividades desportivas ou lúdicas antes realizadas são sinais de alarme para os pais.

Sentir irritação por não ter acesso ao computador ou telemóvel e fazer tentativas frustradas para reduzir o consumo, são sintomas de dependência

Mas, noutros países como França e Espanha, já existem serviços vocacionados para o problema. Na Galiza, os hospitais públicos já estão a receber pessoas que procuram tratamento.

Sintomas:

Uma pessoa que passa horas por dia em frente ao computador a navegar pela internet, a enviar e-mails, a negociar ações, em chats ou a jogar, pode ser

Relacionados

  • PROBLEMA 7
    714 palavras | 3 páginas
  • resumo
    38289 palavras | 154 páginas