CYBERBULLYING

Páginas: 19 (4738 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2014
Cyberbullying é um tipo de violência contra uma pessoa praticada através da internet ou de outras tecnologias relacionadas. Praticar cyberbullying significa usar o espaço virtual para intimidar e hostilizar uma pessoa (colega de escola, professores, ou mesmo pessoas desconhecidas), difamando, insultando ou atacando covardemente.
O termo é formado a partir da junção das palavras“cyber”, termoassociado a todo o tipo de comunicação virtual usando mídias digitais, como a internet e bullying que é o ato de intimidar ou humilhar uma pessoa. Assim, a pessoa que comete esse tipo de ato é conhecida como cyberbully. Quando o bullying é presencial, a pessoa é agredida psicologicamente, através de apelidos pejorativos ou outros constrangimentos, ou ainda, através de agressões físicas por umatacante mais forte.
O cyberbullying é mais fácil para os agressores, porque podem fazê-lo de forma anônima nas diversas redes sociais, através de e-mails ou de torpedos com conteúdos ofensivos e caluniosos.
Por meio de leis anti-cyberbullying que atualmente vigoram, os agressores anônimos podem ser descobertos e processados por calúnia e difamação, sendo obrigados a indenizar a vítima.
Em geral,o cyberbullying é praticado entre adolescentes, mas também ocorre com frequência entre adultos.
Em casos extremos, algumas vítimas de cyberbullying são atacadas de uma forma tão agressiva que são levadas a cometer suicídio. Muitos desses casos começam quando fotos ou vídeos íntimos das vítimas são introduzidos na internet.

Bullying (anglicismo, bullying, pronuncia-se AFI: [ˈbʊljɪŋ]) é um termoutilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.1
O bullying é um problema mundial, onde a agressão física ou moral repetitiva, deixam marcas para o resto da vida.
Oagressor inferioriza e se impõe sobre o outro, na tentativa de supera-lo em termos físicos e psicológicos, e de satisfazer seu ego. Quase sempre, não tem o suporte de uma boa educação, com conselhos e amparos apropriados . E é isso que mais o encoraja a fazer, o que faz. Já a vítima, é alguém desamparado, na maioria das vezes, sem refúgio, com medo de tudo que sofre ou das possíveis consequências de seus extintivosatos, e é por isso, que não age, se reprimindo a si mesma, e só.
Conforme enfatiza BRANDÃO (1986) ”através do outro, vejo quem sou”, “crio o outro para me tornar superior sobre ele”, vemos que na construção verbal de um adjacente outro, se faz uso, fundamental, do reconhecimento e favorecimento de si próprio, tornando o outro, inferior.2
Em 20% dos casos o praticante do bullyng também pode servítima. Nas escolas, a maioria dos atos de bullying ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida.3
Índice
  [esconder] 
1 Terminologia
2 Caracterização do assédio escolar
3 Características dos bullies
4 Tipos de assédio escolar
4.1 Bullying professor-aluno
5 Locais de assédio
5.1 Escolas
5.2 Local de trabalho
5.3 Vizinhança5.4 Política
5.5 Militar
6 Alcunhas ou apelidos (dar nomes)
7 Indicativos de estar sofrendo bullying
8 Legislação
8.1 Condenações legais
9 Casos
10 Bulicídio
10.1 Casos famosos de bulicídio
11 Ver também
12 Referências
13 Ligações externas
Terminologia
Devido ao fato de ser um fenômeno que só recentemente ganhou mais atenção, o assédio escolar ainda não possui um termo específicoconsensual4 , sendo o termo em inglêsbullying constantemente utilizado pela mídia de língua portuguesa. Existem, entretanto, alternativas como acossamento, ameaça, assédio, intimidação5 , além dos mais informaisjudiar e implicar6 , além de diversos outros termos utilizado pelos próprios estudantes em diversas regiões.
No Brasil, o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa indica a palavra bulir como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é cyberbullying
  • CYBERBULLYING
  • Cyberbullying
  • Cyberbullying
  • Cyberbullying
  • O cyberbullying
  • Cyberbullying
  • Cyberbullying

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!