CYBERBULLYING

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto


CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA



JOÃO





CYBERBULLYING
PERFIL E CONTRAMEDIDAS











Uruguaiana
2014


RESUMO



Define o perfil e as principais características do agente agressor, da vítima e suas correlações, além do contexto das experiências de cyberbullying e seus impactos. São analisadas motivações, abrangência, indícios e capacidade de dano dosdiversos tipos de ataques. Utiliza-se da pesquisa exploratória em fontes bibliográficas e referências web relacionadas, incluindo casos relatados pertinentes a incidentes ocorridos mundialmente através da Internet e ambientes virtuais, abrangendo também a analise de levantamentos referentes ao escopo atingido pelo cyberbullying entre jovens estudantes e adolescentes. Através da analise gerada, permitea identificação das principais vulnerabilidades e falhas que levam ação do agente, e propõe as possibilidades de ações adequadas de segurança e contramedidas que podem ser tomadas pelos usuários, profissionais relacionados e internautas, sob as perspectivas da lei, concluindo sobre a promoção da utilização responsável, ética e segura das tecnologias de informação.



Palavras-chave: Internet;Bully; Cyberbullying; uso tecnologias-de-informaçãoLISTA DE TABELAS



Tabela 1 – Porcentagem das experiências de bullying e cyberbullying
por estudantes 19
Tabela 2 - Características dos cyberbullies e vítimas 20
Tabela 3 - Tipo de comunicação eletrônica usada para o bullying 20
SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO 01

2. REFERENCIAL TEÓRICO E TECNOLÓGICO 06
2.1 Internet 06
2.1.1 Conceito 062.1.2 Histórico 06
2.1.3 Características 07
2.1.4 Tendências 08
2.1.5 Dados Estatísticos 09
2.2 Hackerismo e Crimes Virtuais 10
2.2.1 O Hacker 10
2.2.1.1 Definição 10
2.2.1.2 Histórico 10
2.2.1.3 Características 11
2.2.1.4 Dados Estatísticos 12
2.2.2 Crimes Virtuais 13
3. RELATOS DE CYBERBULLYING - ESTUDO DE CASO 17
3.1 Características e estatísticas do cyberbullying 20
3.2 Perfis doagente cyberbullie 23
3.3 Tipos de Ataque 24
3.3.1 Ataques Diretos 25
3.3.2 Cyberbullying por proxy 26
3.3.3 Happy Slapping 26
4. CONTRA MEDIDAS 28
4.1 Análise dos casos relatados e perspectivas na lei 31
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 35
REFERÊNCIAS 37
1. INTRODUÇÃO

A agressão ao direito de propriedade e privacidade, atualmente ocorre inclusive através dos meios eletrônicos e digitais. Estaforma de violência avança espantosamente, muitas vezes sem que sociedade se dê conta de sua gravidade. É cada vez mais comum a ocorrência de crimes organizados e processados através da Internet, entre eles, ameaças de morte, seqüestro, roubo, tráfico, comércio sexual, discriminação, falsidade ideológica, calúnia e difamação.
Os crimes digitais vem crescendo, e atingindo uma parcela razoável dosinternautas, principalmente pelo despreparo dos mesmos e desatenção das autoridades quanto ao assunto.
A Internet é considerada um território sem fronteiras, justamente por isso, a exposição da vítima é muito grande. Uma pessoa pode ser atacada independentemente de sua localização, por pessoas mal intencionadas a distâncias intercontinentais.
O envolvimento de jovens em atos criminosos atravésda Internet é preocupante. Muitas vezes, a questão não é encarada com seriedade pelo poder público e pelas famílias; muitas não se preocupam com o que os filhos acessam e nem ponderam sobre o tipo de atividade que eles desenvolvem no computador. Sem que ninguém saiba, jovens podem estar se engajando num romance com um seqüestrador ou em algum tipo de comunidade que faz apologia à violência, o quetem se tornado cada vez mais comum.
O mau comportamento no uso da Internet possui vários exemplos atualmente, este trabalho tem foco em uma modalidade que vem se destacando cada vez mais após o “boom” das redes sociais nos últimos anos; é o chamado Cyberbullying, que de acordo com a fundação STOPCYBERBULLYING (2009), pode ser definido como: “o ataque de uma pessoa a outra com o...
tracking img