cxzfdsf df

513 palavras 3 páginas
Planificação Modular 9º Ano Curso vocacional P.A.L.

Disciplina Património e Artesanato Local
Índice
Modulo 1 – 3
O Artesão 4
O Figurado 5
Modulo 2 6

Modulo 1 – AA história do artesão em Barcelos (20 aulas)

Modulo 1 – Conceito de Artesanato
- Produtos artesanais e industrializados
- A evolução histórica do artesanato, em Barcelos. A importância do artesanato em argila, na economia das freguesias do concelho de Barcelos.
- A importância da feira de Barcelos no enquadramento dos produtos manufaturados.
O Artesão
Artesão é aquele que transforma a matéria-prima num objeto utilitário ou decorativo.
Um oleiro transforma a argila numa peça utilitária ou decorativa. A argila é uma roda sedimentar. A sua composição é diferente conforme a região do país onde se é extraída e apresenta certos elementos minerais, que determinam a cor, a porosidade e dureza da peça, bem como a temperatura que pode ser cozida, sem sofrer deformação.
Principais características da argila: plasticidade, resistência, impermeabilidade, cor. A Olaria é comum na parte nordeste do concelho de Barcelos, em especial nas freguesias de manhente galegos Sta. Maria, Galegos S. Martinho, Oliveira, Lama, Ucha, Areias S. Vicente, terras ricas em água e barro, que desde sempre despertaram a cobiça do homem. A arte em torno do barro modelado em termos sociais, culturais e económicos todos este território.
Por outro lado, a ligação da Olaria e cerâmica a tradicional feira de Barcelos, agradece a importância histórica e cultural desta arte. E neste contexto que se forma o “berço” da argila, a identidade dos barristas de Barcelos. Ainda hoje, nas oficinas tradicionais, podemos encontrar a “roda de Oleiro”, os fornos a lenha e outros artefactos que fazem lembrar os primórdios desta arte. Visitar um oleiro, em Barcelos, é encontrar púcaros, cântaros, potes, caçoilas, moringas, sopeiras, caneca, chocolateiras, pratos, tijelas, alguidares, assadeiras, afores, bilhas e tantas outras peças que

Relacionados