Custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Custos para Estoques
1. Princípios Contábeis aplicados à Contabilidade de Custos

1.1. Princípio da Realização da Receita
Quando podemos dizer que uma Receita foi realizada?
Segundo esse princípio, uma receita somente poderá ser considerada realizada e compor o resultado da empresa, quando houver a transferência do bem ou serviço para o seu comprador.
Por esse motivo, existe grandediferença entre o conceito de lucro contábil e lucro econômico, pois este leva em conta a agregação de valor econômico na fase de produção, antes mesmo de se concretizar em dinheiro ou direitos a recebimentos futuros.

2.2. Princípio da Competência de Exercícios

Quando uma despesa deve ser reconhecida?

Após o reconhecimento da receita, deduzem-se todos os gastos que foram necessários parasua consecução. Lembremos, aqui, o conceito de resultado: diferença entre recursos econômicos gerados e recursos econômicos consumidos em determinado período. Lembremos, também, que recursos econômicos consumidos não se confundem com pagamentos, portanto um gasto pode ser considerado como despesa mesmo que ainda não tenha sido pago, assim como uma receita pode ser considerada realizada, mesmo quenão tenha sido recebida pela empresa.

2.3. Princípio do Custo Histórico como Base de Valor

Qual valor deve ser considerado para estocar os produtos fabricados?

Esse princípio diz que todos os elementos do ativo devem ser registrados pelo valor original de entrada.
Esse princípio pode trazer grandes distorções no resultado da empresa quando a economia registra aumentosgeneralizados de preços (inflação).
Um produto que é vendido após algum tempo de estocagem não poderá ter sua reposição no estoque pelo mesmo preço, gerando, assim, um lucro ilusório para a empresa. Nesse caso, é necessário um tratamento gerencial para analisar o resultado e a lucratividade da empresa.

2.4. Princípio da Uniformidade ou Consistência

Qual critério deve ser adotado para osregistros contábeis?

A empresa pode utilizar qualquer critério considerado válido dentro dos princípios geralmente aceitos, desde que haja uniformidade na sua aplicação. Uma empresa não pode adotar um critério diferente em cada exercício social. Se houver necessidade de mudança de um critério, deve reportar esse fato em nota explicativa do seu Balanço Patrimonial, apontando a diferença que tal mudançacausou no resultado da empresa.

2.5. Princípio do Conservadorismo

A empresa deve ser otimista ou pessimista no que concerne a realização dos registros contábeis?

Normalmente, o Contador deve adotar uma postura conservadora em relação aos valores de registro para preservar a integridade do patrimônio da empresa. Não se trata de ser otimista ou pessimista, simplesmente o Contador nãopode fazer seus registros com base em incertezas, deve registrar ativos, passivos, receitas e despesas com base em valores factíveis. Trata-se, portanto, de prudência em relação aos valores a serem registrados.

2.6. Relevância ou Materialidade

Os registros devem ser rigorosos mesmo com itens de pequeno valor?
Não deve haver tratamento rigoroso para itens cujos valores monetários sejamirrelevantes. Não há necessidade de se fazer um controle de estoque para materiais de consumo de pequeno valor, seja de consumo da produção industrial seja do escritório.
2. Custeio por Absorção

Esse método de custeio consiste na apropriação de todos os gastos relativos ao esforço de fabricação aos produtos elaborados, atendendo aos princípios de contabilidade geralmente aceitos.
Nossalegislação fiscal obriga sua utilização, e a auditoria externa considera-o como básico, portanto a contabilidade deve adotá-lo para atender as exigências legais, com pequenas exceções que a lei faculta.

3.7. Separação entre custos e Despesas

Essa separação nem sempre é fácil. Em algumas situações, a utilização dos recursos é compartilhada entre produção, administração e vendas, de tal...
tracking img