Custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO





No presente trabalho, vamos expor os mais variados tipos de custos e os métodos de custeio mais utilizados. Para tanto utilizamos conceitos de renomados autores da área de custos, com o objetivo de esclarecer ainda mais possíveis dúvidas sobre o assunto e ressaltar a importância da Contabilidade de Custos.
Cada método de custeio tem uma utilização eimportância ímpar, por várias vezes as empresas se utilizam mais de um método para estimar seus custos, isso acontece porque cada método pode nos mostrar a real situação de partes diferentes da empresa e também cada método de custeio tem utilidades e aplicações diferentes. Alguns, por exemplo, podem ser utilizados na parte gerencial enquanto outros devem ser utilizados na parte contábil. Todos esses métodosbem como as devidas explicações para cada um deles estão no decorrer do trabalho que segue.
A fim de exemplificar e para melhor entendimento do leitor, criamos uma empresa na qual aplicamos os conhecimentos obtidos na área de Contabilidade de Custos.



















2. REFERENCIAL TEÓRICO







Conforme LEONE, George S. Guerra (2000 p.20,21,22) Contabilidade de custos ajuda as empresas a obter um melhor desempenho em suas atividades, permite renovar e melhorar todas as estratégias de serviços, proporcionando o aumento de oportunidades de mercado fazendo com que a empresa se torne mais eficaz e organizada, melhorando e fortalecendo o comprometimento e satisfação dos funcionários e clientes, contribuindo assim para o desenvolvimento dasatividades diárias de maneira mais eficaz.
Leone (2000, p.19) diz que:
“A Contabilidade de Custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para os diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio as funções de determinação desempenho, de planejamento, e controle das operações e de tomada de decisões”.




1. Método de CusteioÉ através do método de custeio que será definido quais gastos devem fazer parte da apuração do custo dos produtos, ou seja, quais custos serão apropriados aos produtos elaborados, para a avaliação no estoque.
Conforme as palavras de PADOVEZE (2000, p.12):

“Na verdade, um sistema de custo não tem fim em si mesmo, ele tem o objetivo de gerar informaçõescontábeis, as quais só tem validade se puderem ser utilizadas para o gerenciamento e para auxílio à tomada de decisão.”










2. Custo Direto




Os Custos Diretos são aqueles que podem ser facilmente identificados com o produto em seu processo produtivo, pois são fáceis e diretamente apropriáveis ao mesmo em sua face final. Estes custos não necessitam de rateiopor serem de fácil reconhecimento, como é o caso da matéria-prima, material de embalagem, entre outros.
De acordo com CREPALDI (1998, p.59) Custos Diretos são os que podem ser diretamente (sem rateio) apropriados aos produtos bastando existir uma medida de consumo (quilos, horas de mão de obra ou de máquina). Em geral, identificam-se produtos e variam proporcionalmente á quantidadeproduzida.


3. Custo Indireto




Os custos indiretos, por sua vez, são aqueles incorridos dentro do processo produtivo, mas que necessitam ser rateados aos produtos por não serem facilmente identificados com os objetos de custeio.
CREPALDI (1998, P.59) relata que rateio consiste na utilização de um critério de distribuição ou alocação dos custosindiretos aos produtos em fabricação. Os custos indiretos, são aqueles que não são possíveis de ser vistos com objetividade e segurança a quais produtos se referem, como é o caso do aluguel, da energia elétrica da fábrica, etc.
Conforme as palavras de CREPALDI (1998, P.59) custos indiretos de fabricação:
“são os que para serem incorporados aos produtos,...
tracking img