Custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CUSTO OU DESPESA?
Jonatan de Sousa Zanluca
De grande importância para a gestão de negócios, a correta diferenciação dos gastos em custos e despesas se faz necessária já que a contabilidade trataambas de formas distintas. Contabilmente os custos integram diretamente o valor dos estoques, já as despesas são deduzidas do resultado apenas na Demonstração do Resultado do Exercício.
Custo
Deacordo com a NPC 2 do IBRACON, “Custo é a soma dos gastos incorridos e necessários para a aquisição, conversão e outros procedimentos necessários para trazer os estoques à sua condição e localizaçãoatuais, e compreende todos os gastos incorridos na sua aquisição ou produção, de modo a colocá-los em condições de serem vendidos, transformados, utilizados na elaboração de produtos ou na prestação deserviços que façam parte do objeto social da entidade, ou realizados de qualquer outra forma.”
Desta forma, custo é o valor gasto com bens e serviços para a produção de outros bens e serviços. Exemplos:matéria prima, energia aplicada na produção de bens, salários e encargos do pessoal da produção.
Despesa
Valor gasto com bens e serviços relativos à manutenção da atividade da empresa, bem como aosesforços para a obtenção de receitas através da venda dos produtos. Exemplos: Materiais de escritório, Salários da administração.
Como diferenciar?
Os custos tem a capacidade de serem atribuídos aoproduto final, despesas são de caráter geral, de difícil vinculação aos produtos obtidos.
Se ainda restar dúvida proponho a seguinte pergunta para esclarecimento da natureza do gasto:
Sehipoteticamente eu eliminar este gasto a produção ou obtenção de estoques seria diretamente afetada?
Se a resposta for afirmativa trata-se de um custo, pois está vinculado a produção, caso contrário temos umadespesa.
Exemplo de aplicação:
Gasto com propaganda e publicidade é custo ou despesa?
Aplicando a análise acima veremos que ao cortar gastos com publicidade e propaganda não teríamos alteração na...
tracking img