Custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto



Três são os métodos mais conhecidos para se avaliar o estoque de produtos –  PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai), UEPS (último que entra, primeiro que sai) e Custo Médio.

Vejaabaixo as principais características e um exemplo prático de cada um destes métodos. No final da postagem está disponível uma planilha de controle de estoque.
Método PEPS (primeiro que entra é o primeiroque sai)

Neste método de avaliação de estoques, como o próprio nome sugere, os produtos que foram primeiramente adicionados ao estoque, serão os primeiros (teoricamente) a serem vendidos, ouconsumidos no processo produtivo. Ou seja, o registro contábil das vendas/consumo, para efeito de cálculo do  CUSTO , será feito pelo preço das primeiras compras adquiridas.
Exemplo:
DADOS
·        Saldo inicial de 20 unidades avaliada em $ 1,80/unid – em 01/07/10
·         Compra de 80 unidades ao preço unitário de $ 2,00 – em 05/07/10
·         Compra de 50 unidades ao preço unitário de $ 2,20 –em 08/07/10
·         Venda de 30 unidades – em 09/07/10
·         Venda  de 40 unidades – em 10/07/10
·         Compra de 60 unidades ao preço unitário de $ 1,7 – em 15/07/10


Veja abaixo(tabela 1) a movimentação física e financeira do estoque pelo método PEPS.



Uma observação importante: se a baixa no estoque (saídas) é feita pelo preço das primeiras compras, então o saldoremanescente desse estoque será avaliado pelo preço dos produtos adquiridos por último. O MÉTODO PEPS É ACEITO PELO FISCO.

Método UEPS (último que entra é o primeiro que sai)

Neste método de avaliaçãode estoques, como também o próprio nome sugere, os produtos que foram recentemente adicionados ao estoque, serão os primeiros (teoricamente) a serem vendidos, ou consumidos no processo produtivo. Ouseja, o registro contábil das vendas/consumo, para efeito de cálculo do CUSTO, será feito pelo preço das últimas compras adquiridas.  



 Ao contrário do método PEPS, a avaliação do estoque de...