Custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS – 1ª nota


01 - SISTEMA DE CUSTEIO POR ABSORÇÃO (23.08.11)
JULIANO E CRISTIANE

02 - SISTEMA DE CUSTEIO DIRETO OU VARIAVÉL (23.08.11)
JAISSON E MAITÊ

03 - SISTEMA DE CUSTEIO PLENO OU INTEGRAL (29.08.11)
STELA E ANDRESSA

04 - SISTEMA DE CUSTEIO ABC - BASEADO EM ATIVIDADES (29.08.11)
THAYSE E TAMIRES

05 - SISTEMAS DE CUSTEIO “UNIDADE ESFORÇO PRODUÇÃO”(UEP) (30.08.11)
LAÍS E PAULO EMILIO


Como funciona o sistema
E um exemplo conforme o livro.

Livro: Análise de Custos e preços de venda
Autor: Rodney Wernke
Custeio pleno ou integral

Santos (1999, p.66) descreve que o sistema de custeio pleno ou integral “caracteriza-se pela apropriação de todos os custos e despesas aos produtos fabricados. Esses custos e despesas são custos diretos e indiretos,fixos e variáveis, de comercialização, de distribuição, de administração em geral etc”.
Este sistema foi desenvolvido na Alemanha no início do século XX, pelo instituto alemão de pesquisas aziendais, onde foi denominado Reichskuratorium fur Wirtschaftlichtkeit. No Brasil é mais conhecido pela sigla RKW, no qual são alocados todos os custos e despesas fixas e vaiáveis e custos diretos e indiretos aosprodutos fabricados.
O produto do sistema de custeio pleno é o custo pleno, que corresponde, conforme Vartanian e Nascimento (1999), a um número agregado médio obtido para as unidades do objeto de custeio em questão, que inclui parcela dos materiais diretos, mão-de-obra direta, custos indiretos de fabricação, despesas com vendas, distribuição, administrativas, gerais e até financeiras.
O custeiopleno ou integral é basicamente utilizado para fins de controle dos custos e análise gerencial. Sua importância está em auxiliar o gestor no controle e planejamento do total dos custos e despesas, bem como facilita a minimização dos gastos totais de uma empresa num determinado período.




Custeio Pleno

O Método de Custeio Pleno é aquele em que todos os custos e despesas de uma entidade sãolevados aos objetos (produto e/ou serviços) de custeio, com base em rateios.

Segundo Nascimento, (1989, p.30); Santos, R. Vatan, (1998,p.66); Luz & De Rocchi (1998, p. 22); Koliver (1998, p.11); Santos & Ninin (1999); Gonz Iez (1999) apud (VARTANIAN,2000, p.9) : “O método de custeio Integral é um sinônimo do Método de Custeio Pleno”. Além disso é muito comum algum autor se referir ao custeio plenocomo custeio por absorção total. Como exemplo, podemos citar os autores Guerreiro & Catelli (1995, p.855) quando definem: “O custeio por absorção total é como uma metodologia de custeio onde todos os custos e despesas operacionais são rateados às unidades individuais de serviços”.
O Método de Custeio Pleno é mais conhecido como RKW. A sigla representa as iniciais de um antigo conselho governamentalpara assuntos econômicos (Reinchskuratorium fuer Winrtschaftlichtkeit) que existiu na Alemanha, o qual, segundo Martins, E, (2001, p.236): “seria semelhante ao antigo Conselho Interministerial de Preços”.

Na área de saúde o custeio Pleno é muito utilizado. Sua utilização aqui no Brasil se deve em parte a influência do Conselho Interministerial de Preços o qual incentivou a divulgação de custos naárea da saúde, já na década de 70, como condição obrigatória para manter vinculo com a rede pública de prestação de serviços médico-hospitalares.
Infelizmente, contudo, seu impacto foi mínimo diante da realidade da inflação galopante da época, e o interesse de custos no campo da saúde foi abandonado rapidamente.




SISTEMA DE CUSTEIO PLENO OU INTEGRAL

O sistema de custeio pleno ou integralcaracteriza-se pela apropriação de todos os custos e despesas aos produtos fabricados. Esses custos e despesas são custos diretos e indiretos, fixos e variáveis, de comercialização, de distribuição, de administração em geral etc.
O produto do sistema de custeio pleno é o custo pleno, que corresponde, a um número agregado médio obtido para as unidades do objeto de custeio em questão, que inclui...
tracking img