Custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
5. Fundamentação teórica

Para Melo (2003), a inadimplência significa uma situação de quebra de cláusula de contrato. No mercado financeiro, no entanto, muitas vezes o termo é usado como sinônimode situação de atraso de dívida. O inadimplente, portanto, neste sentido que vamos usar, é aquele que deixou de pagar suas dívidas em dia.
Quando se estuda a inadimplência, é de extrema importânciaanalisar neste momento o conceito de adimplência e sua função social, para Maia (2007, p. 30) significa:

A adimplência, ou seja, o cumprimento no pagamento de dívidas tem uma função social muitoimportante, pois permite o retorno do capital ao mercado e isso, conseqüentemente, gera emprego e possibilita uma política de crédito mais flexível com maior prazo de contratação.

Para se alinhar aopadrão internacional, conforme Campos e Oliveira (2005), o Banco Central (BC) alterou seu conceito de inadimplência, que passa a ser medido com base em operações de crédito com atraso superior a 90dias.
Campos e Oliveira (2005) comentam sobre os novos elementos introduzidos, para aprimoramento das informações sobre crédito no país, através de Técnicos do Departamento Econômico do Banco Central.A questão da inadimplência é um exemplo. Na medição divulgada em 2001, o índice era calculado com base no volume de operações de crédito com atraso entre 15 e 90 dias.
Gonçalves (2002) relata que deacordo com o secular da obrigatoriedade dos contratos (pacta sunt servanda), os contratos devem ser cumpridos. Quando não cumpridos, acarreta em conseqüência, a responsabilidade por perdas e danos. Éo que preceitua o art. 389 do Código Civil: “Não cumprida a obrigação, responde o devedor por perdas e danos, mais juros e atualização monetária segundo índices oficiais regularmente estabelecidos, ehonorários de advogado”.
“A lei e a doutrina estabelecem que os contratos devem ser cumpridos”. (MAIA, 2007, p. 30). Qualquer quebra de contrato ou atraso é caracterizado por inadimplência....
tracking img