Custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OBJETIVOS
• Justificar a formulação de controles internos como formas de redução e reestruturação de custos e os aspectos estratégicos que determinam condições de minimizá-los. • Discutir sobre os diversos métodos de avaliação de estoques e suas implicações nos custos da empresa.

DEFINIÇÃO
São os custos que podemos apropriar diretamente aos produtos, e variam com a quantidade produzida.Exemplo: Material Direto e Mão-de-obra Direta. Sua apropriação pode ser direta, bastando que exista uma medida de consumo, como kg, horas-máquinas, horas-homens trabalhadas etc.

MATERIAL DIRETO
É o custo de qualquer material diretamente identificável com o produto e que se torne parte integrante dele. Exemplo: matéria-prima, material secundário, embalagens.

MD = EI + CL - EF

TIPOS DEMATERIAL DIRETO
Matéria-prima: é o principal material que entra na composição do produto final. Sofre a transformação no processo de fabricação. Exemplo: o tecido na fabricação de roupas e madeira na fabrição de mesas de madeira. Material Secundário: é o material direto, de caráter secundário; não é o componente básico na composição do produto, mas é perfeitamente identificável ao produto: Exemplo:parafusos (se não houver controle de consumo; se houver, eles podem ser tratados como Custos Indiretos) na mesa de madeira, botão nas roupas.

Embalagens: são materiais utilizados para embalagens do produto ou seu acondicionamento para remessa. Exemplos: papelão onde é acondicionada a mesa, saco plástico onde é colocada a roupa.

CUSTO DO MATERIAL DIRETO ADQUIRIDO
As matérias-primas, oscomponentes adquiridos prontos, as embalagens e os outros materiais diretos utilizados no processo de fabricação serão apropriados aos produtos pelo seu custo de aquisição. Integram ao custo de aquisição os gastos com transportes, seguros, armazenagem, impostos de importação e gastos alfandegários, impostos não recuperáveis, etc. Página 39 e 40

AVALIAÇÃO DE ESTOQUES
Como a empresa compra váriasunidades em períodos diferentes com preços diferentes, e não os consome na mesma proporção, elas acabam misturando-se no almoxarifado. Para atribuir custo às unidades consumidas, consumidas usamos os mesmos critérios utilizados pela Contabilidade Financeira, o Sistema de Inventário Permanente e Periódico e os Métodos de Avaliação de Estoques: Preço Estoques Específico, PEPS, CUSTO MÉDIO e UEPS. INVENTÁRIO PERIÓDICO
A empresa não mantém um controle contínuo dos estoques por meio de fichas ou controle informatizado, usado quando as vendas são feitas sem controle, não tendo condições de saber o custo das mercadorias vendidas. O consumo só pode ser obtido após a contagem física dos estoques.

CMV = EI + CL - EF

INVENTÁRIO PERMANENTE
O controle contínuo dos estoques por meio defichas ou controle informatizado do estoque, os estoques (e o CPV) são calculados a qualquer momento pela Contabilidade. O controle físico e contábil é feito pela ficha ou controle informatizado do estoque (tanto no Almoxarifado como na Contabilidade).

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES Objetivam exclusivamente separar o custo dos produtos entre o que foi vendido e o que permaneceu em estoque. Osmétodos mais comuns utilizados no Brasil são o preço específico, custo médio, peps e o ueps.

PREÇO ESPECÍFICO
É utilizado quando é possível fazer a determinação do preço específico de cada unidade do estoque e pode-se dar baixa, em cada venda, por esse valor. Desta forma, no estoque final, seu valor será a soma de todos os custos específicos de cada unidade existente. Método utilizado emempresas que fabricam veículos, tratores, máquinas de grande porte etc.

PRIMEIRO A ENTRAR, PRIMEIRO A SAIR Nesse sistema, as saídas do estoque obedecem ao critério de que os primeiros produtos a sair receberão o custo correspondente ao das primeiras entradas no estoque.

ÚLTIMO A ENTRAR, PRIMEIRO A SAIR
Esse método indica que as saídas deverão ser custeadas ao valor das últimas entradas....
tracking img