Custos e formação de preço

Páginas: 8 (1924 palavras) Publicado: 9 de abril de 2011
CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO

INTRODUÇÃO

A escolha da ferramenta Preço, entre os compostos mercadológicos, ocorreu, pois esse tema tem características de ser facilmente modelado e por esse motivo muitas são as possibilidades de modelos a serem adotados. Em conjunto com a mix de marketing, o preço também exerce papel fundamental para o posicionamento da organização, além da evidenteinfluência nos resultados financeiros da empresa.
Entendendo a existência de vários modelos de precificação, é preciso conhecer a organização e os seus objetivos. Cada modelo apresenta vantagens e necessidades específicas, que deverão ser conciliados e adequados à empresa. Os preços praticados também devem ser comparados ao mercado onde a organização está inserida, avaliando os concorrentes e verificandose os valores cobrados estão de acordo com o posicionamento desejado.
Como questão vinculada à gestão de custos em empresas comerciais, as estratégias para formação de preços de venda são pontos passíveis de discussões, dado a necessidade de se estabelecer certos parâmetros que visam beneficiar as tomadas de decisão.
Considerou-se no método de precificação o custo de oportunidade dos recursos notempo, além do estudo de um conceito novo: o markup médio mínimo. Tal conceito funciona como um facilitador na precificação das mercadorias através do custeio variável para empresas que trabalham com muitos itens em seus estoques e não possuem um sistema de alocação de custos adequado.
Executivos certamente sabem que a decisão sobre o preço é considerada um problema operacional dos maisdelicados e importantes da empresa: uma diferença relativamente pequena no preço pode gerar efeitos dramáticos na lucratividade do bem ou serviço. Assim, pode-se dizer que não existe fixação de preço. Não há cálculo do preço a ser cobrado e sim o entendimento ao sucesso ou ao fracasso. Saber lidar com fornecedores, clientes, concorrentes e toda estrutura mercadológica é fundamental para que seu espaçoseja mantido e novo mercados conquistados.
Observa-se que a formação do preço de venda está ligada a diversos aspectos, sejam eles internos ou externos à organização, que delimitam a elaboração das políticas de preços a serem adotadas pelas empresas. Dentre as variáveis externas à empresa, destaca-se: a demanda esperada dos produtos, mercadorias e serviços; as condições de mercado; o nível deconcorrência; as necessidades e o poder aquisitivo dos consumidores; a existência de produtos substitutos; as políticas governamentais e os preços dos insumos atribuídos pelos fornecedores sejam em processos produtivos ou em processos de revenda.
Como variáveis internas as empresas, destacam-se as metas mercadológicas, a situação financeira, a qualidade desejada para a mercadoria, produto ou serviço, acapacidade e o nível de produção que se pretende operar e a estrutura de custos e despesas para fabricação na indústria. Independentemente de se considerar aspectos internos ou externos, de forma geral a determinação do preço de venda é orientada basicamente por três processos distintos: definição de preços baseados nos custos, no consumidor e na concorrência.
Diante desses fatores percebe-se acomplexidade para estabelecer preços de maneira estratégica. Há ainda o fato de que a empresa prestadora de serviços apresenta, por sua natureza, heterogeneidade nas atividades, o que amplia a necessidade de uma proposta cuidadosa para o estabelecimento dos preços.

DESENVOLVIMENTO

As relações entre ciência, tecnologia e desempenho econômico parecem ter mudado ao longo dos anos 90, ampliandoo papel crítico que a inovação representa em relação ao sucesso das empresas e em relação ao crescimento econômico, juntamente com as facilidades criadas pelas tecnologias da informação e comunicação em relação à inovação.
Segundo o estudo, "A inovação está relacionada à introdução de novos produtos, processos e estruturas organizacionais. O conceito difere de mudança tecnológica em razão da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CONTROLE DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS
  • gestão de custos e formação de preços
  • EGESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS
  • Gestão de custos e formação de preço
  • Formação de preço custo e venda
  • Custos e formaçao de preços
  • Custo e Formação de Preço
  • GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!