Custos na logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
P. S
Cadeia de suprimentos e logística global.

Resumo Ballou.

Os estoques são igualmente essenciais para a gestão logística, porque normalmente é impossível e impraticável produzir instantaneamente, ou garantir prazos de entrega aos clientes. Os estoques funcionam como um “pulmão” entre oferta e demanda.
O processamento dos pedidos é a atividade-chave final. Seus custos são normalmentemenores em comparação com os do transporte ou de manutenção de estoques.
Trata-se da atividade que desencadeia a movimentação dos produtos e o serviço de entrega.
As atividades de suporte, embora possam ser tão criticas quanto ás atividades-chave em algumas circunstâncias, são consideradas aqui como contribuintes para a realização da missão logística. Além disso, uma ou mais atividades desuporte podem não fazer parte do composto de ações logísticas de todas as empresas. Por exemplo, produtos como automóveis ou commodities como carvão, minério de ferro ou brita, por não exigirem proteção contra condições do clima ou de armazenagem, não ficarão dependentes da atividade de armazenagem, mesmo quando forem mantidos estoques.
A atividade de cobrar embalagem protetora é uma atividade desuporte de transporte e manutenção de estoque bem como de armazenagem e manuseio de materiais.
Compras e programação de produtos podem ser consideradas em geral uma preocupação mais de produção que de logística. Ainda assim, também influem sobre o conjunto da operação logística, e especialmente em relação à eficiência do transporte e gestão de estoques.
É importante planejar e administrar asatividades e fluxos de informação anteriormente destacados sempre que afetem serviços logísticos aos clientes que possam ser proporcionados e os custos desse serviço.

A Importância da logística/Cadeia de suprimentos.

A logística trata da criação de valor. Valor para os clientes e fornecedores da empresa, e valor para todos aqueles que têm nela interesses diretos. O valor da logística émanifestado primariamente em termos de tempo e lugar. Por exemplo, os bares que servem bebidas e lanches nos estádios, de esportes não terão valor algum para os consumidores, a menos que sejam de fácil acesso por esse publico, nos eventos esportivos e artísticos, e contem com estoques correspondentes à demanda característica dessas ocasiões. A boa administração logística interpreta cada atividade nacadeia de suprimentos como contribuinte do processo de agregação de valor.

Os custos são significativos.

Ao longo dos anos, realizam-se inúmeros estudos com o obletivo de determinar os custos da logística para o conjunto da economia e para cada empresa. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), os custos logísticos representam em média 12% do produto interno bruto mundial.
Paraas empresas, os custos logísticos variam de 4% a até mais de 30% das vendas.

As expectativas do serviço logístico ao cliente estão aumentando.

A internet, procedimentos operacionais just-in-time e continuada reposição dos estoques são, todos, fatores que levam os clientes a esperar um processamento cada vez mais ágil de seus pedidos, entrega imediata e um alto índice de disponibilidade doproduto. A Log Fac define o desempenho logístico de classe internacional para empresas nacionais como aquele que apresenta.

• Índices de erro de menos de um em cada mil pedidos despachados.
• Custos logísticos de abaixo de 5% do valor das vendas.
• Giro de e4stoques de bens acabados de 20 ou mais vezes no ano.
• Tempo de ciclo total de cinco dias úteis.
• Custodo transporte de 1% ou menos, da receita de vendas, quando os produtos vendidos custam mais de US$5,00 por libra-peso.

Como seria de esperar, a empresa média atua abaixo dos padrões de custos e serviço ao consumidor.
As linhas de suprimento e distribuição vão se estendendo com maior complexidade.

A tendência geral é de uma economia mundial cada vez mais integrada. A...
tracking img