Custos logisticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Custo de Armazenagem
[pic]
São os custos que são aplicados nas estruturas e condições necessárias para que a empresa possa guardar seus produtos adequadamente. Esses custos são aluguel de armazenagem, compra de pallets, salário dos funcionários que cuidam do armazém, compra de máquinas para manuseio dos materiais, como por exemplo, empilhadeiras para levar o material para o caminhão, produçãoou até mesmo organizar o material no seu devido lugar, gastos com manutenção do piso do armazém, entre outros. Os custos de armazenagem são gerados pela produção que não é vendida e com isso causando um impacto negativo no resultado.
Para fazer o armazenamento é necessário espaço, demanda movimentação dentro da fábrica, tendo o risco de danificar o material, e torná-lo obsoleto, fazendo com quegere um custo de manutenção do capital.
Mesmo que o armazém esteja vazio ou com movimentação, os custos fixos permanecem, pois ele esta ligado ao espaço físico, os funcionários que controlam o armazém, os equipamentos de movimentação e sem esquecer, dos investimentos de tecnologia.
São de extrema importância que os custos de armazenagem sejam todos contabilizados de acordo com cada função. Etambém é importante lembrar que a demanda pela atividade não é muito constante, tanto ao longo das semanas ou meses. O fato dos custos de armazenagem ser indireto acaba dificultando a alocação dos produtos e clientes, pois no caso a alocação é realizada através de rateios, deixando-os sujeitos a distorções.
No caso de custos variáveis em relação ao espaço de armazenagem, como, por exemplo, em caso dearmazéns públicos, gerais ou alugados, onde o custo é calculado em função do volume estocado, devem ser considerados como custos de manutenção dos estoques.

[pic]

Custos de Riscos de Estoques
Os custos de riscos de estoques dependem do tipo de materiais e produtos estocados e incluem-se obsolescência, avarias, perdas e custos de realocação.
Os custos de obsolescência e também dedeterioração costumam se relacionar com o ciclo de vida do produto e assim podendo tomar várias formas:
Por exemplo:
1. O estoque pode se deteriorar enquanto estiver armazenado (perecibilidade, incêndio etc);
2. Tornar tecnicamente obsoleto, como por exemplo, uma modificação no projeto desse material e por esse motivo torna-lo obsoleto;
3. “Sair de Moda” isso ocorre com uma mudança de estação,sazonalidade, etc.
Os materiais podem sofrer avarias durante sua armazenagem, quando estiver armazenado, nos subprocessos ou nas atividades de transporte como (quebras, produtos danificados, etc.), e também as perdas que podem ocorrer com roubos ou incêndios que requerem segurança.
Os custos de realocação tem o envolvimento de transferência de materiais ou produtos entre armazéns, visando evitarexcessos em um armazém e obsolescência em outro.
Esses custos que podem ser considerados como perdas efetivas, são custos irrecuperáveis, e por essa razão, não deveriam ser tratados ou considerados como custos de manutenção de inventários.
Não devem ser incluídas as compras em trânsito, quando suas condições de negociação são de sua segurança na fábrica ou em outro lugar designado pela empresa(FOB-Destino), bem como as mercadorias recebidas de terceiros, quando a empresa é consignatária ou depositária e os materiais comprados sujeitos a aprovação.
Iudícibus et al (2003, p.101-102)
[pic]

Custos de Manutenção de Inventário
Os estoques são ativos tangíveis que a empresa produz ou adquire com a finalidade de comercializar ou utilizar em suaspróprias operações. O nível de inventário a ser mantido depende de fatores como nível de serviço prestado e política adotada pela empresa. Os estoques podem estar mantidos na empresa, em trânsito, ou sob propriedade da empresa, mas, de posse de terceiros.

No caso de estar em transito, a relação entre custos de transporte pode ocorrer quando o transporte tem seus custos reduzidos em função...
tracking img