Custos logisticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GERENCIAMENTO DE RISCOS E SEGURANÇA NA LOGÍSTICA

nota

nossa sociedade sofre com as críticas e danosas conseqüências da criminalidade, concorrendo por vários tipos de perdas, do mísero tênis usado até uma vida.

não há exagero quando comparadas as alarmantes estatísticas que já apontam um patamar de cinqüenta mil mortes/ano, ou saber que uma quarta parte de toda receita da saúde édespendida diretamente e indiretamente com ocorrências criminais.

o mais grave ainda é que todos os cenários e perspectivas são, desafortunadamente, bem desalentadoras.

e os setores de armazenagem, distribuição e transporte são os alvos constantes dessa criminalidade, posto que é inferido pelo crime de receptação, forte agente fomentador das ações de furto, roubo, lesão corporal, latrocínio e afins,tornando cada vez mais árduo o trabalho do Gestor de Logística neste campo.

desta feita, a matéria denominada Gerenciamento de Risco irá prestar um forte subsídio ao enfrentamento preventivo e repressivo contra este dantesco cotidiano na Logística.

por este objetivo, do qual muito me orgulho, poderemos aqui compartilhar noções essenciais e básicas desta matéria, desejando sucesso a todosos alunos e alunas.

Carlos Ricardo Mílen
DIRETÓRIO DO MÓDULO DE GERENCIAMENTO DE RISCO

1- APRESENTAÇÃO DA MATÉRIA, OBJETIVOS E TÓPICOS (OBSCRI)-2
2- CONC. E HISTÓRICO DA CRIMINALIDADE NAS SUAS 4 COLUNAS-3
3- INTERFERÊNCIAS DO CRIME NA SOCIEDADE (3X)-1
4- GER. RISCO NA LOG E BUSCAR SABER COMO PENSA O INIMIGO-1
5- DA AÇÃO CRIMINOSA, SEUS AGENTES, TIPOS E RESULTADOS-2
6- DOS CRIMESESPECÍFICOS NA LOGÍSTICA-2
7- COMBATE DA CRIMINALIDADE (TCA) E FILTROS-2
8- ESTRATÉGIA E SUA APLICABILIDADE PRÁTICA-2
9- ANÁLISES DE RISCOS (PREVISIBILIDADE/PREVENÇÃO)
10- AGIR PELO INSTINTO (ver x enxergar)-2
11- DA ANÁLISE CRÍTICA, REAL E CONSTANTE DE CONTEXTO-2
12- VIVER O ÂMAGO OPERACIONAL E ESTAR ABERTO A OPINIÕES-2
13- INTERFACE INTERNO E EXTERNO-2
14- COMBATER ROTINAS, MONTAR E MANTERPROTOCOLOS-2
15- CRITÉRIOS E REFERÊNCIA DE PRODUTOS E SERVIÇOS-3
16- AGENTES E SISTEMAS DE SEGURANÇA-3
17- AS ETAPAS DE UM SINISTRO DE ROUBO-2
18- PROG. PREVENTIVOS/INDUÇÃO COMPORTAMENTAL-2
19- ATIVIDADES DAS POLÍCIAS (M/C/F) E EXPEDIENTES (BO E IP)-2
20- ATIVIDADE EM SEDE JUDICIÁRIA (PROCESSO)-2
21- PROGRAMA DE ATENDIMENTO DE OCORRÊNCIA E DE CAMPO-2
22- BUROCRACIA & PRODUÇÃODOCUMENTAL-1
23- CONTROLES ESTATÍSTICOS, ANÁLISE DE DADOS & MAPA DE RISCOS-2

I. OBJETIVO, ALVOS, CARACTÉRISTICAS E TÓPICOS

O Gerenciamento de Riscos e Segurança na Logística não é novidade do nosso cotidiano, nascendo pelas preocupações de perdas patrimoniais quando das primórdias integrações comerciais entre os povos.

De fato, as abordagens criminosas já são até mesmo observadas nos escritosbíblicos, onde um salmo textualmente diz: “SENHOR, NA MINHA JORNADA, PROTEGEI-ME DOS MEUS ROUBADORES”. Com o tempo, passando por ações piratas, das diligências e trens no velho oeste, hoje essa atividade marginal é cada vez mais específica e ninguém está a salvo. De uma valorosa carreta de eletrônicos até uma “Kombi” carregada de reciclável.

Primeiramente, vamos falar sobre quais característicaso Gestor de Logística deve ter para obter sucesso no Gerenciamento de Riscos, que aqui chamamos de OBSCRI. Essa citação vem a ser o resumo das palavras OBSERVAÇÃO E CRÍTICA, elementos básicos e essenciais para se atuar em segurança.
Observação significa ver e enxergar tudo a sua volta, não menosprezando nenhum detalhe, e seja qual for o seguimento, devendo-se “respirar o ambiente” a ser abrigadoe “viver a operação” cuidada, coisas feitas com muita atenção e sem qualquer pressa.

Já a Crítica vem da característica de nunca se estar satisfeito, sempre imaginando que falta algo, seja algum simples detalhe ou que sempre será possível melhorar alguma coisa.

Ato seguinte resta identificar quais são os alvos das atenções do Gestor de Riscos, que são a preservação do elemento humano...
tracking img