Custos logisticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS – IFG

CAMPUS ANÁPOLIS

















CUSTOS TRIBUTÁRIOS LOGÍSTICOS





THIAGO ALMEIDA VIEIRA

VANDERLY SOARES DA CRUZ













ANÁPOLIS – GO

FEVEREIRO – 2012

THIAGO ALMEIDA VIEIRA

VANDERLY SOARES DA CRUZ

















CUSTOS TRIBUTÁRIOS LOGÍSTICOSTrabalho apresentado à disciplina de Gestão de Custos Logísticos para a obtenção de nota parcial referente a 2ª V.A. sob a orientação do professor Wemerson Martins Medeiros.














ANÁPOLIS – GO

FEVEREIRO – 2012

1 INTRODUÇÃO




Uma das principais características da logística são sua complexidade e grandiosidade operacional e estratégica. Nesse contexto, adependência de uma legislação tributária dispendiosa e com constante variação são alguns dos pontos essenciais da administração da cadeia como um todo. Um dos resultados desse grande gama de operações é que diversos fatores do custo logístico, como as despesas tributárias passam a ter uma importância cada vez mais fundamental nas operações, tanto no que se refere á gestão, quanto também nos níveisestratégicos e operacionais. Assim, através de um profundo planejamento tributário, que seja analisado e otimizado rigorosamente com foco na eficácia, se almeja obter uma significativa redução dos custos em todos as operações logísticas.

























































2 CUSTOS TRIBUTÁRIOS






Atualmente asquestões tributárias e a Logística Empresarial são assuntos que oneram os preços do mercado, sejam eles praticados pelos fabricantes, atacadistas, distribuidores e ou por operadores logísticos, conforme a região em que se situam.


Em virtude da complexidade em que se encontra o sistema tributário nacional, os fatores relevantes aos custos tributários passam a ter uma ótica diferenciadaem termos de estratégia comercial, já que os tributos podem refletir sobre envio dos bens produzidos para um armazém, após a distribuição. Assim como as vendas para industrialização e comercialização, compras para industrialização, imobilização e para uso ou consumo, etc. Nos sistemas logísticos os tributos se caracterizam pela grande variedade entre eles como: sobre propriedade, sobre vendas oucirculação, taxas e contribuições. Assim, primeiramente se visa um planejamento estratégico da empresa envolvendo alguns elementos: mercado consumidor, todos os processos produtivos, matérias-primas ou insumos necessários, o produto ou serviço gerado e o tipo societário adotado.


Segundo Faria e Costa (2005, p. 122) “Para que os tributos possam ser calculados, é imprescindível que sejaverificada a maneira como o tributo incide sobre o valor do bem”. Pondera ainda que:


“A preocupação com os custos tributários justifica-se não só pelas alíquotas relativamente elevadas no Brasil, mas também por sua interferência, às vezes decisiva, na localização de unidades industriais ou centros de distribuição, quando da oferta (ou não) de incentivos por governos estaduaisou municipais.” (FARIA; COSTA, 2005, p. 124).


É perceptível que algumas vezes os gestores se esquecem de avaliar os efeitos tributários na cadeia de supply chain, em decorrência de aspectos como a redução de custos com frete, seguro, manuseio de carga, entre outros. É necessário que sempre haja essa interação em conjunto, pois muitas vezes o ganho tributário pode ser prejudicado comaumento de custo logístico.





2.1 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO






“Planejamento Tributário é o processo de escolha de ação ou omissão lícita, não simulada, anterior à ocorrência do fato gerador, que vise, direta ou indiretamente, economia de tributos”. (MALKOWSKI, 2000, p. 22). Assim, a logística tributária se refere á uma melhor atuação da empresa utilizando ferramentas de...
tracking img