CusMÉTODO DE ALOCAÇÃO DE CUSTOS: ABC E ALOCAÇÃO RECÍPROCA


.


2. A ESCOLHA DE UMA METODOLOGIA DE ALOCAÇÃO DE CUSTOS

A mensuração e compreensão dos custos são particularmente difíceis paraas entidades prestadoras de serviço, uma vez que a teoria da contabilidade de custos tem voltado sua preocupação, ao longo dos anos, para a determinação de custos industriais, associados a materiais,depreciação e mão de obra.
Serviços devem ser entendidos como um tipo especial de produto, vinculado à idéia de desempenho. Por serem intangíveis, nada acrescentam aos bens daquele que os adquirem.“Diferencia-se dos outros produtos, pelo grau em que possui os atributos de busca, experiência e credibilidade” (Berry & Yadav, 1997, p.126).
O método de Custeio Baseado em Atividades (ABC),fundamenta-se na premissa de que as atividades desenvolvidas nas entidades geram custos, pois consomem recursos; enquanto produtos, clientes ou outro objeto de custo, consomem atividades. Procura então,estabelecer a relação entre essas atividades e os objetos de custo através de indicadores que determinam quanto de cada atividade é consumida por eles (Martins, 1996, p. 104).
Assim, o método ABCestimaria o custo de cada uma das atividades na cadeia de serviços, possibilitando a simplificação ou até mesmo a eliminação das atividades que não agregam valor para o cliente. A efetividade poderia serbuscada através da redução dos custos, concentrando os esforços da entidade nos aspectos do serviço mais valorizado pelo cliente, procurando realizá-lo da melhor maneira possível.
Ainda segundoMartins (1996, p.315), os conceitos e metodologias do ABC aplicam-se a empresas comerciais, prestadoras de serviço, Instituições financeiras, concessionárias de serviços públicos, hospitais e escolas, poisatividades ocorrem em todos os processos, podendo adequar-se inclusive a entidades sem fins lucrativos.
Outro aspecto importante é o surgimento de novas tecnologias que aumentam a capacidade do... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 07). Custos logísticos. TrabalhosFeitos.com. Retirado 07, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Custos-Log%C3%ADsticos/297614.html

MLA

"Custos logísticos" TrabalhosFeitos.com. 07 2012. 2012. 07 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Custos-Log%C3%ADsticos/297614.html>.

MLA 7

"Custos logísticos." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 07 2012. Web. 07 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Custos-Log%C3%ADsticos/297614.html>.

CHICAGO

"Custos logísticos." TrabalhosFeitos.com. 07, 2012. Acessado 07, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Custos-Log%C3%ADsticos/297614.html.