Custos logísticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CusMÉTODO DE ALOCAÇÃO DE CUSTOS: ABC E ALOCAÇÃO RECÍPROCA


.


2. A ESCOLHA DE UMA METODOLOGIA DE ALOCAÇÃO DE CUSTOS

A mensuração e compreensão dos custos são particularmente difíceis para as entidades prestadoras de serviço, uma vez que a teoria da contabilidade de custos tem voltado sua preocupação, ao longo dos anos, para a determinação de custos industriais, associados a materiais,depreciação e mão de obra.
Serviços devem ser entendidos como um tipo especial de produto, vinculado à idéia de desempenho. Por serem intangíveis, nada acrescentam aos bens daquele que os adquirem. “Diferencia-se dos outros produtos, pelo grau em que possui os atributos de busca, experiência e credibilidade” (Berry & Yadav, 1997, p.126).
O método de Custeio Baseado em Atividades (ABC),fundamenta-se na premissa de que as atividades desenvolvidas nas entidades geram custos, pois consomem recursos; enquanto produtos, clientes ou outro objeto de custo, consomem atividades. Procura então, estabelecer a relação entre essas atividades e os objetos de custo através de indicadores que determinam quanto de cada atividade é consumida por eles (Martins, 1996, p. 104).
Assim, o método ABCestimaria o custo de cada uma das atividades na cadeia de serviços, possibilitando a simplificação ou até mesmo a eliminação das atividades que não agregam valor para o cliente. A efetividade poderia ser buscada através da redução dos custos, concentrando os esforços da entidade nos aspectos do serviço mais valorizado pelo cliente, procurando realizá-lo da melhor maneira possível.
Ainda segundoMartins (1996, p.315), os conceitos e metodologias do ABC aplicam-se a empresas comerciais, prestadoras de serviço, Instituições financeiras, concessionárias de serviços públicos, hospitais e escolas, pois atividades ocorrem em todos os processos, podendo adequar-se inclusive a entidades sem fins lucrativos.
Outro aspecto importante é o surgimento de novas tecnologias que aumentam a capacidade doABC de ser utilizado como ferramenta gerencial. A performance cliente/servidor por exemplo, possibilita o lançamento de novos aplicativos que melhoram a coleta de dados e possibilitam a implantação de um sistema de informações mais flexível e complexo (Geishecker, 1997, p. 18-22). Existem atualmente no mercado equipamentos e softwares que se prestam a essa tarefa.
Ainda na fase de implantação,quando da identificação e escolha dos direcionadores de custo pode haver economias nos processos/atividades. A implantação do ABC pode originar a reengenharia de processos, portanto, este sistema pode ser considerado como elemento de mudanças.

3. O MÉTODO DE CUSTEIO ABC

O Custeio Baseado em Atividade (ABC) segundo Johnson (IOB – Temática Contábil e Balanços, Bol. 39/94, p.326), originou-se emtrabalhos desenvolvidos na General Eletric, no início da década de 60, nos Estados Unidos da América. Foi posteriormente codificado pelo professor Robin Cooper da Harvard Business School na década de 70. Passou a ser mais difundido através de empresas de consultoria, tendo sido implementado em algumas empresas tais como: Schrader Bellowos, John Deere, Union Pacific, Cartepillar e Hewlett-Packard.No Brasil, em pesquisa realizada entre as quinhentas empresas classificadas como maiores e melhores pela Revista Exame em 1996, das duzentas e oitenta e três respostas obtidas, pode-se verificar que o ABC está bastante difundido, pois 93% já tinham ouvido falar nesse método, sendo a grande maioria indústrias. Das empresas pesquisadas, 28% estavam avaliando este método por acreditarem que omesmo poderá trazer-lhes uma melhor compreensão das causas de aumento ou redução nos custos, enquanto 18% já estavam implantando ou utilizando o método. Quanto ao setor de serviços, nenhuma das empresas pesquisadas implantou o ABC. ( Khoury & Ancelevicz, 1999, p.55-57).




3.1. PROCEDIMENTOS PARA IMPLANTAÇÃO DO ABC

3.1.1. IDENTIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES RELEVANTES

Para custear produtos...
tracking img