Custos logísticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CUSTOS LOGÍSTICOS

Sumário
1. Introdução 2
2. Metodologia Empregada 3
3. Custos Logísticos: Elementos Físicos e Macroprocessos 3
3.1 Custos dos Elementos / Operações Físicas de Logística 6
3.1.1 Embalagens e Dispositivos de Movimentação 6
3.1.2 Custos com Manuseio / Movimentação de Materiais e outras operações logísticas de suporte à fabricação 6
3.1.3 Custos de Armazenagem 63.1.4 Transportes 7
3.2 Custos Logísticos nos processos / cadeias logísticas de Abastecimento, Planta e Distribuição 7
3.2.1 Custos da Logística de Abastecimento 8
3.2.2 Custos da Logística de Planta 10
3.2.3 Custos da Logística de Distribuição 11
3.2.4 Custos de Manutenção de Inventários (Estocagem) 12
3.2.5 Custos de Tecnologia de Informação e Processamento de Pedidos 13
3.2.6 CustosTributários 13
3.2.7 Custos Decorrentes do Nível de Serviço e Falhas Logísticas 13
4. Considerações Finais 14
5. Bibliografia 15

1. Introdução

A Logística é uma atividade que tem origem remota. O estrategista militar, muito antes dos executivos tomarem consciência da real dimensão da Logística no meio empresarial, a utilizava para movimentar exércitos, travar batalhas e alcançarvitórias.
Após o período da Segunda Grande Guerra, com a evolução conseguida pela vertente militar e do posterior boom do marketing, foi publicado em 1962 o artigo de Peter Drucker “The Economy´s Dark Continent” citado pela Sociedade Portuguesa de Inovação (2003), em que o autor considerou a Logística como “a face obscura da economia, verdadeiro território por explorar e a última fronteira da gestão”.Logística é um conceito em constante evolução, atrelado à busca de ganhos de competitividade e níveis de custos reduzidos, em função do desafio global e da necessidade de agir de modo rápido frente às alterações ambientais. Até há pouco tempo era, essencialmente, associada a transporte e armazenagem, passando a ser combinada, também, com outras atividades, tais como: Marketing, Suprimentos eAtendimento ao Cliente. Era uma atividade considerada como função de apoio, não vital ao sucesso dos negócios e, em uma velocidade impressionante, esta percepção vem sendo alterada em direção ao reconhecimento da Logística como elemento estratégico.
Ao longo dos anos, vários estudos foram realizados para determinar a relevância dos custos logísticos, em relação à economia como um todo e às empresasindividuais. Em seu 12th Annual State of Logistics, Wilson e Delaney (2003), consultores da Cass Information Systems Inc., que acompanham os custos logísticos americanos desde 1973, apresentam que os custos logísticos americanos caíram de 16,1% do Produto Interno Bruto - PIB, em 1980, para 9,5% em 2001.
Na Gazeta Mercantil Latino Americana (2001), Carlos Schad, Diretor da Agência deDesenvolvimento Tietê-Paraná - ADTP, comentou que, no Brasil, os investimentos em Logística crescem, em média, 20,0% ao ano desde 1996.
Conforme revelam estudos realizados pela ADTP - publicados no referido jornal, a Logística movimenta US$ 105 bilhões por ano no Brasil, o que corresponde a cerca de 18,0% do PIB nacional.
Neste artigo, estão sendo chamados de custos logísticos, o que a Teoria da Contabilidadesegrega em custos e despesas. Os custos são gastos relacionados aos sacrifícios ocorridos nos processos produtivos e as despesas, gastos incorridos no esforço de obter receitas.
Os custos logísticos, segundo o Institute of Management Accountants – IMA (1992), em um statement sobre o gerenciamento de custos logísticos são “os custos de planejar, implementar e controlar todo o inventário deentrada (inbound), em processo e de saída (outbound), desde o ponto de origem até o ponto de consumo”.
Esta conceituação considera os custos logísticos como aqueles em que a empresa incorre ao longo do fluxo de materiais e bens, dos fornecedores à fabricação (Logística de Abastecimento), nos processos de produção (Logística de Planta) e na entrega ao cliente, incluindo o serviço pós-venda (Logística...
tracking img