Custos industriais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Há tempos as industrias vem melhorando os sistemas de controle de custos. Novos programas são lançados no mercado para atender as necessidades dos clientes, cada um com seu diferencial e design.


Porém a análise dos custos industriais sempre foram os mesmos, tendo como base os custos diretos, indiretos, fixos, variáveis, estoque, etc. que compõem o sistemafinanceiro de uma industria/empresa.


Assim para se ter um sistema bem detalhado dos custos é necessário um grande desempenho de seus colaboradores para controlar as despesas de seus setores, fazendo com que a industria tenha uma previsão e provisão correta dos próximos meses, assegurando o bom desempenho da mesma.1. CUSTOS INDUSTRIAIS
Chamamos de custo industrial a soma dos gastos com bens e serviços aplicados ou consumidos na produção de outros bens.
Para se apurar com precisão o custo de produção de um bem é necessário ter em mãos um relatório com as despesas gerais, subdivididas em despesas variáveis e fixas, diretas e indiretas,bem como, um bom critério de rateio, um mapa com o apontamento da mão de obra, um demonstrativo das horas máquinas e um almoxarifado que controle as saídas das matérias primas e materiais secundários.
Atualmente, todo empresário compromissado com resultados deve contar com um mínimo de organização interna, capaz de posicioná-lo sobre os custos dos produtos, para auxiliá-lo nas decisões. Emocasiões de retração da demanda, tais informações assumem papel importante, uma vez que somadas as do ambiente externo e sobre a concorrência, permitem a correta interpretação das diretrizes do mercado, capacitando-o ao gerenciamento eficaz do seu negócio
[pic]






2. CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS INDUSTRIAIS


Os principais custos de uma empresa estão subdivididos emquatro grupos sendo eles:


Custo Direto: São aqueles que podem ser alocados diretamente a cada produto, ou seja, devem ser identificados especificadamente para cada produto.
- Matéria Prima
- Mão de obra


Custo Indireto: São aqueles que não podem ser alocados diretamente a cada produto, ou seja, são passíveis de rateio para que possam integrar a cadaproduto.
- Aluguéis
- Salários de supervisão
- Energia elétrica


Custo Fixo: São aqueles que ocorrem todos os meses independentes da quantidade produzida.
Exemplo: o aluguel de fábrica num determinado mês é de um determinado valor, independente de aumentos ou diminuições naquele mês do volume elaborado de produtos. Por isso, o aluguel é um custo FixoCusto Variável: São aqueles que ocorrem na proporção da quantidade produzida, ou seja, variam de acordo com o volume de produção.
Exemplo: o valor global de consumo de materiais diretos por mês depende do volume de produção. Quanto maior a quantidade fabricada maior o seu consumo. Dentro, portanto, de uma unidade de tempo (mês, nesse exemplo), o valor do custo com tais materiaisvaria de acordo com o volume de produção, logo materiais diretos são Variáveis.Geralmente os custos diretos são variáveis.


É de grande importância ressaltar que a classificação em Fixos e Variáveis leva em consideração a unidade de tempo, o valor total de custo com um item nessa unidade de tempo e o volume de atividade, não se trata, como no caso da classificação de Diretos e Indiretos deum relacionamento com a unidade produzida. Por exemplo, a matéria prima é um custo variável, já que por mês o seu valor total de consumo depende da quantidade de bens fabricados. Entretanto, por unidade elaborada a quantidade de matéria prima é provavelmente a mesma, mas isso não lhe tira a característica de Variável.


Custos Diretos, Indiretos, Fixos e Variáveis dizem respeito ao...
tracking img