Custos de produção e a rentabilidade financeira do plantio de eucaliptos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. TEMA

Desenvolvimento sustentável e a rentabilidade no processo de implantação de eucalipto





2. JUSTIFICATIVA

Os benefícios da produção de eucalipto em uma propriedade rural são muitos, sendo um dos mais importantes a redução da necessidade de desmatamento das florestas naturais, colaborando em grande escala para minimizar o aquecimento global.
Nota-se que,dada as introduções de melhor material genético, associado a um bom manejo florestal, novos patamares de produtividade vêm sendo obtidos pelas empresas florestais que plantam eucaliptos. Por exemplo, o uso de clones nas florestas de eucaliptos é uma tecnologia que vai levar a uma ampliação dos ganhos de produtividade no setor.

3. PROBLEMA

A produção de eucalipto pode ser considerada uma boafonte de renda alternativa para pequenos agricultores e pecuarista brasileiros?

4. HIPÓTESE

Para alguns especialistas, o Brasil é hoje uma referência na comercialização e no manejo de eucaliptos graças aos investimentos em pesquisas avançadas neste setor.
O Brasil tem uma vantagem competitiva muito grande, pois o custo de produção de eucalipto aqui é um dos mais baixos do mundo, neste contextoa temática propõe em fazer um balanço na obtenção da comercialização dos produtos extraídos do plantio de eucalipto.

5. OBJETIVOS

5.1. OBJETIVO GERAL
O objetivo geral deste artigo é verificar os custos de produção bem como a rentabilidade financeira do plantio de eucaliptos

5.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Entender os aspectos econômicos da atividade florestal de plantio de eucalipto;• Avaliar dados importantes e relevantes no planejamento, com a definição da área, aspectos legais, definição do plano de manejo e procedimentos silviculturas;
• Demonstrar que o plantio de eucalipto pode ser uma alternativa de controle da erosão;
• Compreender aspectos importantes a serem considerados na comercialização da madeira;
• Planejar valores e preços de madeira e de serviços envolvidosna exploração.

6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

O eucalipto é árvore nativa da Austrália possuindo mais de 600 espécies naturais e produzidas para se adaptarem as diversas condições de solo e clima. Esta árvore tornou-se o centro da discussão promovida pela indústria de celulose e papel e ambientalistas, devido ao interesse destas indústrias pelo desenvolvimento da atividade e o receio a danosambientais irrecuperáveis pelos outros.
Contudo benefícios da plantação de eucaliptos em uma propriedade rural são muitos. Do ponto de vista econômico, social e ambiental, a produção de eucalipto pode melhorar o bem estar e a qualidade de vida do produtor, com a agregação de valor econômico na propriedade rural através da exploração da madeira, do melhor desempenho produtivo e reprodutivo dos animais,da conservação dos recursos naturais do ecossistema e sendo um dos mais importantes a redução da necessidade de desmatamento das florestas naturais, colaborando em grande escala para minimizar o aquecimento global.
A competitividade do setor florestal brasileiro é crescente, fruto das condições climáticas e da tecnologia desenvolvida pelas empresas e instituições de pesquisa do país, e dentrodeste cenário se destaca a produção de eucalipto. Alem disso, os dados do aumento da produtividade do eucalipto são impressionantes e constituem-se em fruto quase exclusivo do trabalho dos brasileiros. A seleção, a clonagem e, agora, a pesquisa genética, colocam o país na vanguarda da plantação de florestas
O Brasil, em virtude do rápido crescimento das plantações de eucalipto, o que lhe conferevantagens competitivas no mercado de produtos florestais, tem exportado cada vez mais e conquistado, no caso da celulose, as primeiras posições no ranking mundial, essa posição está nitidamente ligada ao clima tropical do nosso país, ou seja, índice de insolação, as chuvas bem distribuídas ao longo do ano em várias áreas, disponibilidade de áreas para expansão florestal e menores custos de...
tracking img