Custos de produção, instrumentos de políticas fiscal, monetária, cambial e comercial e balanço de pagamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0- INTRODUÇÃO

Macroeconomia é uma das divisões da ciência econômica dedicada ao estudo, medida e observação de uma economia regional ou nacional como um todo. A macroeconomia é um dos doispilares do estudo da economia, sendo o outro a microeconomia. A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis depreços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. O enfoque macroeconômico pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandesagregados e permite compreender algumas interações relevantes. A macroeconomia se preocupa com aspectos de curto prazo. Um conceito fundamental à macroeconomia é o de sistema econômico, ou seja, umaorganização que envolva recursos produtivos.
Este trabalho tem como objetivo a explanação de alguns pontos de grande relevância no estudo macroeconômico que são eles: custos de produção, instrumentos depolíticas fiscal, monetária, cambial e comercial e balanço de pagamentos, na tentativa de uma melhor compreensão e domínio destes na aplicação prática do referido assunto em decisões e atividadesadministrativas.

A política macroeconômica, como toda política possui metas a serem atingidas. Dentre essas metas temos: alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição da renda ecrescimento econômico.
O alto nível de emprego é importante, pois, dessa forma, as pessoas recebem um salário e têm condições de adquirir mercadorias. Ao contrário, o desemprego gera pouca demanda, fazendocom que os produtos permaneçam nas prateleiras. Logo, se não há procura de produtos, a produção diminui e conseqüentemente o lucro também. Assim existe uma preocupação quanto ao nível de emprego paraque haja um equilíbrio entre a demanda e a oferta.
Um fator que influi na estabilidade dos preços é a tão famosa inflação. É ela a responsável pelo aumento contínuo e generalizado no nível de...
tracking img